Os escolares de Vicência-PE, é um dos maiores eventos esportivos da região da mata norte do estado. A competição por ser municipal, apresenta uma série de atrativos na prática esportiva. Na abertura sexta-feira(17) em sua XXIII Edição, mais uma vez a SME-Secretaria de Educação e Esportes, superou todas as expectativas do evento. Uma grande equipe de profissionais se dedicaram para manter o nível de qualidade da competição. Este ano com o tema: Esporte X Violência - Um jogo de Superação, mostrando a importância diante da comunidade de que o esporte pode combater a violência. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa, com a participação da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, que empolgou o público com um concerto musical.
Em seguida as apresentações com alunos da EREM Padre Guedes e Escola Estadual Dr. Joaquim Correia(CERu), Instituto São Tarcísio, Ministério de Dança Louvor na Terra, com o Grupo de Artes Rei Davi, da Paróquia de Santa Ana, alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular com a participação de Ana Luíza e Luciana Alves, cantando a música A Paz(Roupa Nova). Depois o momento da entrada da placa alusiva ao evento, pavilhões do Brasil, Pernambuco, Vicência, representações das escolas participantes dos jogos, Can-Bê, mascote dos jogos, homenagem ao atleta Anderson Vinícius, por ter superado dificuldades através do esporte, hasteamento dos pavilhões e abertura oficial pela Secretária de Educação e Esportes, Eliane Silveira.
A aluna Maria Letícia da Silva da Escola Municipal Napoleão Xavier de Moraes do Povoado Angélicas, proferiu o juramento e o fogo foi conduzido pelo aluno José Anderson da Silva Ferreira da Escola Estadual Dr. Joaquim Correia(CERu).