segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Discurso do governador Paulo Câmara na abertura da sessão legislativa da Alepe

MENSAGEM Nº 004/2015 
Recife, 2 de fevereiro de 2015
Senhor Presidente,
Em cumprimento ao que determina a Constituição do Estado e a legislação pertinente, encaminho a esta egrégia Assembleia Legislativa o relatório das ações do Poder Executivo no ano de 2014. Trata-se de um relevante conjunto de dados que, sem dúvida, permitirá que Vossa Excelência e seus ilustres Pares constatem o avanço do desenvolvimento de Pernambuco em todos os setores e em todas as regiões.
Para mim é motivo de grande honra encaminhar tão denso conjunto de realizações à apreciação do Poder Legislativo, uma vez que, na condição de servidor público, tive a oportunidade de contribuir para o reconhecido êxito das administrações dos Governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto.
Iniciamos agora uma nova etapa na história do Estado e do País, em meio a um contexto desafiador, pressionado pelas tensões e incertezas das relações internacionais. Nunca, em tempos recentes, foi tão urgente o desarmamento dos espíritos e a busca de convergências que indiquem as portas da saída – por mais estreitas que elas sejam.
Para tanto, iremos contar com a solidariedade e a determinação coletiva das pernambucanas e dos pernambucanos de todas as classes sociais e de todas as regiões. Iremos aprofundar o diálogo com o Poder Legislativo por sabermos que há nessa Casa mulheres e homens comprometidos com o futuro dos nossos filhos e netos.
Um Governador não governa sozinho. Um Poder não é exercido de forma isolada. Em situações de crise, como a que o Brasil atravessa, nenhum líder, em nenhum patamar de liderança, pode se dar à ilusão de que as soluções virão à revelia das reivindicações da população e da colaboração entre as instâncias institucionais.
A força da vontade e do voto dos pernambucanos, Senhor Presidente e Senhores Deputados, nos deram o privilégio de poder liderar a luta pela superação dos obstáculos à frente. Temos visões distintas e, dessa forma, é natural buscarmos soluções diferentes. Mas convergimos no respeito ao direito ao contraditório, por sabermos que assim a democracia mais se robustece.
Excelentíssimo Senhor
Deputado GUILHERME UCHÔA
DD. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
NESTA
No meu discurso de posse, pronunciado da tribuna dessa Casa em 1° de janeiro passado, antecipei as principais diretrizes do Governo que se inicia: retomada do planejamento de longo prazo; articulação dos grandes empreendimentos estruturadores com a base econômica tradicional e ampliação dos investimentos na área social, notadamente em educação e segurança.
Tais diretrizes estão mantidas, ao lado da defesa – onde for me dada a voz – de um novo pacto político, econômico e social que crie as condições para o Brasil voltar a crescer e, a Pernambuco, a crescer a índices ainda maiores.
Da minha parte, e da parte do Governo que represento, não faltarão dedicação e empenho para que nossas mais altas esperanças se concretizem. Esperanças que, com certeza, são as mesmas dos integrantes da Casa de Joaquim Nabuco, representantes da digna tradição do Legislativo pernambucano.
Renovo a Vossa Excelência, Senhor Presidente, e aos ilustres Deputados Estaduais, os meus protestos de elevada estima e consideração.

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA
Governador do Estado

Fotos: Wagner Ramos/SEI
Arthur Cunha
Gerente de Relações com a Imprensa 

Cecília Ramos
Secretária Executiva de Imprensa 

Ennio Benning
Secretário de Imprensa