sexta-feira, abril 25, 2014

VICÊNCIA - MUITA EMOÇÃO NO VII RECITAL DE POESIA DA EREM PADRE GUEDES

Pátio da escola lotado
Considerando-se o cinquentenário do Golpe Militar ocorrido em 31 de março de 1964, o qual culminou com o Golpe de Estado e o marco da instauração do Regime Militar no Brasil, a Coordenação da Biblioteca Escolar da EREM Padre Guedes definiu essa temática para organização do seu VII Recital de Poesia.
            
O Recital intitulado: “Pai, afasta de mim esse cale-se!”, organizado pelas Coordenadoras da Biblioteca Mércia Moraes e Lucilene Jeronimo, com o apoio da Gestora Ivânia Figueiredo, teve como objetivo principal “Investigar a importância da poesia no contexto da Ditadura Militar no Brasil, reconhecendo-a como instrumento de luta e denúncia social.
Diretora Ivânia na entrega dos certificados
A dimensão histórica abordada no Projeto foi trabalhada de forma indisciplinar, envolvendo os professores: Profª Ranúzia Cléia (História e Arte), a qual resgatou o tema nas turmas do 3º ano a partir da exibição de um documentário cujas imagens foram extraídas do filme “O que é isso companheiro?” Na sequência, foi desenvolvida uma série de atividades tais como: teatro e pesquisa virtual dando origem ao painel intitulado “Retalhos da Ditadura”.
Professoras Mércia e Lucilene
O Professor de Filosofia (Luciano Santos) em parceria com o Prof. Welygton Kleber (Educação Física), abordou o assunto a partir de um “Café Filosófico”, o qual teve como tema central “50 Anos do Golpe Militar: Memória e Resistência”, envolvendo alunos do 3º ano e tendo como convidados, o Prof. Daniel Ferreira e alunos da EREM Benedita de Morais (Macaparana).
Os professores de Língua Portuguesa (Samuel Cazumbá, Dalva Moura e Claudenice), resgataram os aspectos da poesia no contexto da Ditadura Militar, a partir da apreciação de músicas e poemas, ressaltando a importância desse gênero literário naquele momento histórico, uma vez que a linguagem figurada, frequentemente presente nos textos poéticos, visava evitar o confronto direto com a censura, constituindo-se, assim, um instrumento de luta e denúncia social.
Na última quarta-feira, 23 de abril, houve a culminância do Projeto a partir do VII Recital de Poesia, com a presença de professores, funcionários, alunos, pais de alunos, ex-funcionários da Escola e autoridades. Na ocasião, um grupo composto por mais de trinta alunos encantou o público recitando poemas que emergiram das situações mais inusitadas, nos exílios ou nos porões da ditadura.

Enfim, o VII Recital transformou-se num verdadeiro Show de Arte, Literatura e uma aula de História que passeou pela República, se confrontou com a Ditadura e atingiu o ápice com a redemocratização do país, conforme “Decreto” de Thiago de Mello”, o qual proclama “o cântico dos amanhãs vindouros”, no poema que marcou o encerramento do cerimonial (Os Estatutos do Homem).
Colaboração:
Texto - Professoras Mércia Borba e Lucilene Jerônimo
Crédito das fotos - Vicencianet - Samuel Cazumbá