Posse do Presidente e do Vice-Presidente do STF, ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR |
O Hino Nacional Brasileiro foi tocado pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda. Em seguida, Joaquim Barbosa prestou o compromisso de posse. Após a leitura do Termo de posse, Joaquim Barbosa pode ser considerado oficialmente presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na abertura da sessão solene de posse do ministro Joaquim Barbosa estão presentes a presidente, Dilma Rousseff, o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara, Marco Maia, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Como presidente empossado, muito aplaudido pelos presentes, Joaquim convidou o ministro Ricardo Lewandowski para prestar compromisso para o cargo de vice-presidente do STF e do CNJ.
O ministro Luiz Fux fez pronunciamento, em nome da Corte. Fux iniciou o discurso com agradecimento à presidente Dilma Rousseff por tê-lo nomeado, no início de 2011, para o cargo de ministro do STF. Afirmou que Joaquim Barbosa deu uma "profícua contribuição para a construção de uma Suprema Corte de vanguarda". Luiz Fux elogiou Lewandowski e fez homenagem ao ex-presidente Ayres Britto.
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente da Corte Cezar Peluso está no plenário. Esta é a primeira vez que ele vai ao STF desde a aposentadoria, em agosto deste ano. Outro aposentado, este há duas semanas, Ayres Britto também comparece à posse de Joaquim Barbosa.