Deputado entende que o partido precisa se adequar à atual realidade do Estado e do Recife (Foto:Arthur Mota/Folha)















Participe do processo de discussão sobre as possíveis mudanças no comando do PMDB pernambucano, o presidente da instância recifense da sigla, deputado Gustavo Negromonte, defende uma renovação estratégica no partido. Em entrevista, há pouco, à Rádio Folha FM 96,7, o parlamentar destacou que a agremiação tem que se adequar ao novo momento que o Estado e a capital pernambucana atravessam, para, desta forma, tentar se manter como força política representativa.
No entanto, Gustavo Negromonte frisa que as mudanças urgentes ao PMDB não implicam necessariamente na troca de comandante da instância partidária. Atualmente, há uma discussão, nas coxias da legenda, sobre a possibilidade de o atual presidente estadual, Dorany Sampaio, que está à frente da sigla desde a década de 1980,ser substituído pelo deputado federal Raul Henry.
“Agora, em dezembro, vamos reabrir a discussão da direção estadual. Mas essa discussão ainda não começou. É possível que Raul Henry seja conduzido à presidência? Sim. É possível que Dorany seja reconduzido à presidência? Sim. Vamos começar a discutir agora, mas os dois estão habilitados”, garantiu Gustavo Negromonte.
Esse debate interno pode dominar o PMDB até o dia 20 de dezembro. As principais lideranças do partido no Estado ainda não definiram suas posições acerca das transformações que podem ser implementadas na sigla. Espera-se que o senador Jarbas Vasconcelos externe seu ponto de vista e que Raul Henry se coloque oficialmente como uma opção para a presidência peemedebista.