III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sábado, novembro 03, 2012

Chegou a hora de encarar as provas do Enem


Do JC Online

Feras precisam ficar atentos ao horário de chegada / Foto: Alexandre Belém/JC Imagem

Feras precisam ficar atentos ao horário de chegada

Foto: Alexandre Belém/JC Imagem

Chegou a hora de os estudantes brasileiros encararem um dos principais desafios de quem pretende ingressar no ensino público superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá neste sábado e domingo em 1.615 municípios do País (74 em Pernambuco). É preciso ficar atento. Como não há horário de verão no Estado, as provas começarão ao meio-dia. O ideal é chegar ao local da avaliação às 11h, quando o acesso dos candidatos será liberado.
Neste sábado há teste de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e ciências da natureza (química, física e biologia). Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. No domingo serão cobrados conhecimentos de matemática e linguagens (português, literatura e língua estrangeira). Haverá também uma redação.
Não é permitido copiar o gabarito. O candidato tem que assinalar, no cartão de respostas, a cor da sua prova e reescrever uma frase que será publicada na capa do caderno de questões. É bom reservar pelo menos meia hora para marcar as respostas no gabarito. Lembre-se de preencher todo o alvéolo da alternativa escolhida, pois a correção é feita por meio de leitura ótica. Não esqueça de levar o cartão de inscrição e carteira de identidade. A exigência é que o candidato utilize caneta de tinta preta fabricada com material transparente.

O Enem será usado por 95 instituições federais, entre universidades e institutos. No Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aproveita a avaliação como primeira fase do vestibular. As Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf), além do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IF Sertão-PE), aboliram seus vestibulares e usam apenas o Enem para selecionar os alunos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que deve abre abrir inscrições em janeiro.