III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, maio 02, 2023

Prefeitura de Goiana leva estudantes para assistirem ao espetáculo teatral da Batalha das Heroínas de Tejucupapo

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Goiana levou, na sexta-feira (28/04), estudantes para assistirem ao espetáculo teatral da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, que conta a história das mulheres que expulsaram os invasores holandeses da região. A apresentação é feita pela Associação Cultural das Heroínas de Tejucupapo, com apoio da Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. A programação da 30ª festa da Batalha das Heroínas de Tejucupapo aconteceu até o domingo (30/04). Pela primeira vez no evento, foram convidadas escolas municipais, estaduais e colégios particulares do município. Aproximadamente 1.100 alunos do 6° ao 9° ano assistiram a uma aula de história ao ar livre sobre um fato histórico que é lembrado e comemorado pela população. "Uma coisa é você apreender sobre a Batalha das Heroínas de Tejucupapo em sala de aula, outra, muito diferente, é assistir ao vivo. É sem dúvidas bem melhor e interessante", comentou o estudante da Escola Municipal Capela de São Sebastião, Douglas Silva.

Para o prefeito Eduardo Honório, a apresentação contribuiu para o aprendizado dos alunos, além de promover a rica história do município. "Nossa região possui uma diversidade cultural que pode ser trabalhada de forma pedagógica, auxiliando assim no aprendizado de todos", declarou. Durante o evento, os estudantes também presenciaram outro momento cultural, o Caboclinho União 7 Flexas preparou uma apresentação para o público. À noite, a população dançou e cantou com os shows de Raphela Santos e Xote 10, na Praça Maria Camarão. No sábado, às 21h, a festa continuou com a apresentação de Priscila Senna e André e Forró dos Errados. Durante o domingo, às 14h, a segunda encenação da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, aberta ao público de forma gratuita. No evento, também se apresentam o grupo Pretinhas do Congo, Maracatu Leãozinho e Caboclinho Canidé. Na Praça Maria Camarão, a partir das 18h, teve shows de Aldair Playboy e Banda Arrecifes, para encerrar a festa.

HISTÓRIA 

Escrita e dirigida por Luzia Maria da Silva, desde 1993, a encenação teatral “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” resgata a história de luta e bravura das Mulheres de Tejucupapo, em 23 de abril de 1646. O espetáculo é encenado por atores amadores, naturais de Tejucupapo, na Fazenda Megaó - Monte das Trincheiras em Tejucupapo, local onde ocorreu o confronto entre os holandeses e as Heroínas, lideradas por Maria Camarão, Maria Clara, Maria Quitéria e Maria Joaquina. As mulheres saíram vitoriosas daquela batalha, considerada a primeira na história brasileira protagonizada por mulheres, dando início às lutas pela liberdade do Brasil. Em 2022, o teatro, que também é considerado o segundo maior teatro ao ar livre de Pernambuco.