III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, setembro 14, 2022

Espaço Ciência abriga, a partir desta quinta (15/09), o Cintec – Encontro de Robótica e Inteligência Artificial

O Espaço Ciência abriga, de quinta-feira a domingo (15 a 18/09), o Cintec – Encontro de Robótica e Inteligência Artificial. Realizado em parceria com o Centro de Informática e Laboratório iLIKA (Instituto Keizo Asami), da Universidade Federal (UFPE), serão quatro dias de oficinas e demonstrações.

Entre as demonstrações, os visitantes poderão conhecer um robô que dança frevo e outros que fazem auditoria de urnas eletrônicas; assistir a uma partida de futebol de robôs; ou conhecer um sistema que mapeia focos de doenças às margens de rios.

Serão cinco oficinas. Na quinta-feira (15/09), elas são voltadas ao público do Ensino Fundamental. Pela manhã, eles poderão ser introduzidos na metodologia maker por meio da programação em bloco, com uso do Scratch e, à tarde, entender o funcionamento e preparação de um robô jogador de futebol da categoria VSS (Very Small Size Soccer).

Na sexta-feira (16/09), é a vez do pessoal a partir do Ensino Médio. Pela manhã, eles podem conhecer a estrutura, os componentes e o modo de funcionamento de um robô jogador de futebol da categoria Small Size League (SSL). À tarde, serão convidados a interagir e controlar os movimentos do “TinyArmBot”, um mini-braço robótico com Arduíno.

As duas oficinas sobre robôs para futebol (VSS e SSL) voltam a acontecer no sábado (17/09) e, no domingo (18/09), os visitantes poderão ser introduzidos ao universo da programação com uma dinâmica em que criarão um código com instruções para ir do início ao fim de um labirinto.  Confira a descrição: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=20077