III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, julho 30, 2018

CONHECIMENTOS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE VICÊNCIA-PE, PROMOVEU UMA SEMANA DE ATIVIDADES

Mesmo durante o recesso escolar a SME-Secretaria de Educação e Esportes de Vicência-PE, realizou uma série de atividades para gestores, adjuntos, coordenadores, planejadores escolares e responsáveis pelas escolas. A Semana Pedagógica, aconteceu com estudo continuado e tendo como objetivo a garantia e intensificação da qualidade das equipes, através de formação continuada. Diversos temas foram abordados, proporcionando uma discussão ampla durante os cinco dias de atividades: gestão curricular, o papel, atribuições e desafios dos profissionais nas escolas, limites e possibilidades dentro do contexto para os resultados do desenvolvimento da rede, relação ao nível de aprendizagem, reprovação, evasão escolar, falta de alunos e também dos professores e participação nas atividades. As intervenções nas unidades escolares já serão realizadas no segundo semestre.
Na terça-feira(24), o PPP-Projeto Político-Pedagógico foi estudado e discutido a revisão em todas as unidades escolares da rede municipal. Outro ponto de ação da SME, foi a elaboração do calendário de aulas atividades e visitas técnicas às escolas. 
No Auditório da Escola Estadual Dr Joaquim Correia(CERu), o Curso de Gestão Escolar abordou os seguintes temas:
Limites e Desafios da Coordenação Pedagógica na Gestão do Currículo Escolar, ministrado por Eliane Silveira, secretária; Gestão Democrática com Foco na Aprendizagem, este sob a responsabilidade de Luciana Anacleto da GRE – Mata Norte (Gerência Regional de Educação); e O desafio da Gestão no Desenvolvimento de Políticas de Responsabilização Educacional, tendo como palestrante, Eduardo, Gerente de Resultados da SEPLAG/PE (Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco). Participaram coordenadores pedagógicos, equipe técnica da SME gestores das unidades escolares. 
Na quarta-feira(25), o encontro aconteceu na Escola Comunidade Cristã Professora Vânia Jerônimno de Oliveira, na Chã dos Mandados, com profissionais da rede municipal.  A Dra. Cláudia Roberta, psicóloga, ministrou a palestra sobre: A Contribuição da Educação no Processo de Humanização das Pessoas. Na ocasião, também foi apresentado o projeto Caminhos da Alfabetização e exposto o calendário da visitas técnicas às escolas.
Na oportunidade 
a coordenadora de vigilância e saúde do município, Valéria Soares,  abordou a importância dos cuidados com a hanseníase, comumente conhecida como lepra. Doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium leprae ou bacilo de hansen, que causa sensibilidade na pele, e manchas esbranquiçadas no corpo. A doença tem cura, mas exige um tratamento sério e prolongado, por isso, a importância da atenção dos professores com os alunos é fundamental para o diagnóstico, já que, muitos passam mais tempo na escola do que com os próprios familiares. Com informações e fotos: SME - Jhenny Andrade