Com a possibilidade de deflagração de uma greve às vésperas do carnaval, o governo do estado cedeu a quase todos os itens da pauta de reivindicações da Polícia Militar de Pernambuco. Em reunião na tarde desta quarta-feira (4), o secretário de Administração, Milton Coelho, afirmou que 3.791 PMs e bombeiros serão promovidos. Também garantiu aumento no valor do vale alimentação e na gratificação para os motoristas. Porém, o pedido de criação do plano de cargos e carreiras mais uma vez ficou para depois.
De acordo com Albérisson Carlos, presidente da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados, o governo do estado ainda não afirmou de quanto será o aumento nas gratificações. Atualmente, o vale alimentação é de R$ 154. Já a gratificação para motoristas é de R$ 79. “Num primeiro momento, não estamos satisfeitos, mas nossa proposta não é de greve, Vamos colocar as informações para a tropa e discutir o assunto, pois o plano de cargos e carreiras não foi definido”, disse.
O secretário Milton Coelho afirmou que o pedido de promoções foi atendido, e que quanto ao plano de cargos e carreiras pode ser criado um projeto em breve. “Por enquanto, é impossível em tão pouco tempo, mas, a partir dessas promoções, podemos fazer o projeto de transição”, pontuou.
Na próxima segunda-feira, governo do estado e associações entram em nova rodada de negociações. No dia seguinte, haverá assembleia da PM para definir se eles aceitam a proposta ou decidem pela deflagração da greve. Fonte Diário de Pernambuco