Na programação, foram feitos dois treinamentos de resgate de vítima em área de morro e evacuação com rotas de fuga por escadarias (Foto: Roberto Pereira/ASCOM-MI)
Mais de 250 pessoas participaram na manhã deste sábado (23), do simulado de desastres naturais, coordenado pela equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. O trabalho aconteceu das 9h às 10h30, na região da Travessa Professor Mário Neves, na UR-04, Ibura, zona sul do Recife. A região concentra 300 pontos de risco, entre os 3 mil mapeados na cidade pela defesa civil municipal.
Na programação, foram feitos dois treinamentos de resgate de vítima em área de morro, evacuação com rotas de fuga por escadarias e conclusão da capacitação em práticas seguras e preventivas. Gestores das defesas civil do Estado e de 25 municípios de Pernambuco, acompanharam a programação, atentos a normas e procedimentos novos, divulgados pela Defesa Civil Nacional, com foco na cultura de prevenção.
Leno Queiroz, da equipe da Defesa Civil Nacional, valorizou a importância da parceria estabelecida entre os governos federal, estadual e municipal, da comunidade, para fortalecer, com exercícios como este, novos hábitos e divulgando serviços para encaminhamento na estrutura de defesa civil. Ele destacou que o simulado deste sábado finalizou uma capacitação que começou com oficinas durante este mês.
Atividade também foi promovida em João Pessoa (PB). Novos simulados estão programados para o começo de abril, em Fortaleza (CE) e Natal (RN).