Foram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze conquistadas
Assessoria de Comunicação - SEE
Na primeira edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) envolvendo todos os Estados brasileiros, uma unidade da rede estadual de ensino, a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita Morais Guerra, de Macaparana, situada na Zona da Marta Norte de Pernambuco ganhou notoriedade, conquistando diversas medalhas. Ao todo foram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze conquistadas por alunos do 1º, 2º e 3º ano.
O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Em 2010, a Olimpíada aconteceu em caráter de projeto piloto nos estados de Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. Já em 2011, foi realizado nesses estados incluindo Maranhão e Mato Grosso. Na edição 2012, a competição passou a abranger todo o Brasil sendo destinada exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.
Para Gileade Kelvin da Silva, 16 anos, que cursava o 2º ano quando participou da OBFEP, conquistar a medalha de ouro foi uma realização. “Foi muito gratificante conquistar esse primeiro lugar. Nós estudamos para essa competição nos horários de almoço e intervalos e vimos com esse resultado que todo o esforço foi recompensado”. Gileade pretende cursar Engenharia Química e Ciência da Computação e já é um exemplo para os alunos mais jovens da escola.