quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Governo federal atrapalha votação da medida provisória da ‘seca’


Robério Coutinho 
Assessoria de Imprensa da Unida

A análise e votação da Medida Provisória 587 pela Comissão Especial do Congresso Nacional, foram adiadas por conta da intervenção do governo federal nesta quarta-feira (27). A informação é da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que fez plantão em Brasília esta semana, buscando apoio de deputados e senadores para aprovar uma emenda à referida MP, a fim de garantir uma subvenção econômica aos pequenos e médios fornecedores de cana atingidos pela seca.

“A medida provisória não foi votada a pedido do governo federal”, afirma insatisfeito Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente acompanhava os trabalhos da Comissão, quando eles foram suspensos sem a devida análise do texto do relator, o deputado cearense Raimundo Gomes de Matos (PSDB). O dirigente informa que foi pego de surpresa, ainda mais porque já havia garantido apoio suficiente dos parlamentares para aprovar a inclusão da subvenção econômica no texto da MP 587.

“Esta intervenção governamental não tem sentido, a não ser que queira desarticular o pleito”, revela. A Unida fez plantão em busca de apoios inclusive no governo. No mesmo dia, antes da suspensão da votação da MP, o próprio ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, declarou apoio a demanda dos produtores de cana nordestinos. “Vamos trabalhar juntos, Governo e Congresso, para minimizar os efeitos da estiagem sobre a produção”, disse o ministro durante reunião realizada pela manhã com o setor. Um dia antes, o presidente do Senado já havia declarado apoio. “Vou ajudar no que for possível para que os efeitos da seca sejam, o mais breve possível, debelados”, asseverou Renan Calheiros.

Andrade Lima espera que a intervenção do governo não tenha intenção de minar a reivindicação dos produtores. “Na próxima semana, estamos novamente no Congresso para acompanhar a votação na Comissão, porém, antes, buscaremos apoio também do presidente da Câmara, o deputado Henrique Alves (PMDB-RN)”, adianta. Se tudo ocorrer dentro dos planos do dirigente da Unida, na quarta-feira, a MP deve ser votada na Comissão Especial dos Parlamentares, e, na semana subsequente, segue para apreciação no plenário do Congresso Nacional.

Protesto marcado – Os fornecedores nordestinos de cana já se mobilizam nos estados produtores da região para realizar grande protesto durante a visita da presidente Dilma à Paraíba na próxima segunda-feira (4). O motivo é a morosidade do governo na tomada de medidas em defesa dos agricultores da Zona da Mata, que também amargam significativos prejuízos decorrentes da maior seca dos últimos 40 anos no Nordeste.