terça-feira, fevereiro 26, 2013

Governo capacita agentes de Defesa Civil para enfrentar inverno


Coordenadores e Agentes de Defesa Civil de 21 municípios da Zona da Mata Sul irão participar, a partir desta terça-feira (26), em Palmares, do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC).  Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, eles irão receber orientações básicas a respeito das ações de Defesa Civil e como se preparar para enfrentar o período de chuvas. A capacitação se estende até a sexta-feira (01/03) quando ocorre um simulado.

No curso serão abordados aspectos teóricos e práticos acerca da Defesa Civil como o histórico, atribuições nas diferentes esferas de governo, de acordo com a legislação vigente, sobre como funciona a política nacional, conceitos, manuais e as diferentes fases de atuação ligadas ao trabalho a ser desenvolvido em situações de desastres e calamidades.

A Secretaria da Casa Militar programou sete cursos desse tipo, um para cada região, abrangendo todos os 184 municípios. Além desse primeiro grupo, na Mata Sul, haverá um para a Mata Norte, outro para a RMR, dois para os municípios do Agreste e dois para o Sertão. O objetivo é prevenir os desastres, e minimizar as causas e efeitos dos eventos adversos.

Desde as enchentes ocorridas em 2010, O Governo do Estado já capacitou mais de 500 agentes de Defesa Civil de diversos municípios.
Neste primeiro curso participarão coordenadores e agentes municipais de Defesa Civil dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.
SERVIÇO:

Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC)
Data: De 26 de fevereiro a 1º de março
Local: Cineteatro Apolo (Rua da Conceição, S/N, próximo à Igreja Matriz)
Quem participa: Coordenadores e Agentes de Defesa Civil de 21 municípios da Zona da Mata Sul
Promoção: Secretaria da Casa Militar/Secretaria Executiva de Defesa Civil/Codecipe

Defesa Civil somos todos nós!

Fábia Gomes 
GOVERNO DO ESTADO
SECRETARIA DA CASA MILITAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA