quinta-feira, outubro 04, 2012

HUMBERTO COSTA - Senador ganha ação contra a revista “Veja”


JUMARIANA OLIVEIRA, da Folha de Pernambuco - Foto: Mauro Akin Nassor/Folha de PernambucoO pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceitou recurso do candidato Humberto Costa (PT) contra a Editora Abril e determinou a retirada da reportagem intitulada “Rede de escândalos: o passado condena nove candidatos”, publicada no site da “Veja”, no último dia 11 de setembro. A Corte entendeu que a veiculação da matéria, durante o período eleitoral, prejudicou a imagem do petista.

A publicação diz que “Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, é personagem de um grave escândalo que marcou o Governo Lula: a Máfia dos sanguessugas”. O advogado da Editora Abril contestou a defesa feita pelo PT na peça jurídica, alegando que uma nota enviada pela assessoria de imprensa do candidato foi veiculada no site, como direito de resposta.

A Corte ainda concedeu, nesta quarta (3), um minuto de direito de resposta ao candidato Geraldo Julio (PSB), no guia do prefeiturável Roberto Numeriano (PCB). O comunista vinculou a imagem do socialista à privatização da Compesa, e ressaltou o lado negativo da possível Parceria Público-Privada. Em virtude do curto prazo, a equipe jurídica do PSB pediu a liberação do acórdão para obter o direito de resposta no guia de ontem. O pedido foi concedido e parte do guia de Roberto Numeriano ficou com o socialista.

Ontem, o juiz de primeira instância, Gabriel Cavalcanti, julgou várias sentenças do PSB contra o prefeiturável Daniel Coelho (PSDB). Os socialistas pediram a retirada do guia do tucano, que responde justamente a uma acusação feita pela Frente Popular. O tucano afirmou que Geraldo Julio perdeu o equilíbrio ao tentar acusá-lo de estar envolvido no escândalo das notas frias. A equipe jurídica de Geraldo disse que Daniel tentou caluniá-lo, mas o magistrado considerou o pedido improcedente
.