VALDECARLOS ALVES, do Blog da Folha
A eleição no Recife pode ser decidida no primeiro turno com uma vitória do candidato do PSB, Geraldo Julio, neste domingo (07). Na sexta e última rodada da pesquisa Folha/TV Globo/Ibope, antes do pleito, o socialista sai na frente com 54% dos votos válidos para prefeito, seguido do tucano Daniel Coelho, que aparece com 23%, e de Humberto Costa (PT), na terceira posição, com 18%. Mendonça Filho (DEM), 4%; Roberto Numeriano (PCB), 1%; e os demais postulantes Douglas Sampaio (PRTB), Edna Costa (PPL) e Jair Pedro (PSTU) ficaram com 0%, cada um. Indecisos, brancos e nulos somam 12%, mas esse percentual não é acrescentado aos votos válidos.
O Ibope calculou os votos válidos para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Um candidato a prefeito é eleito no primeiro turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração final. Na pesquisa estimulada Geraldo Julio surge com um percentual de 47%, enquanto Daniel Coelho registrou 21%. O senador Humberto Costa continua com os 16% registrados na sondagem publicada no dia 23 de setembro. Mendonça Filho tem 4% das intenções de voto. Os demais postulantes não chegaram a pontuar. O total de votos brancos e nulos somaram 8%, enquanto 4% disseram que ainda estão indecisos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro e foram entrevistados 1.106 eleitores e foi registrada no TRE-PE com o número 00266/2012. A margem de erro é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos.
2º TURNO
No caso de haver segundo turno, o Instituto Ibope apresentou cenários aos eleitores e, mais uma vez, o socialista Geraldo Julio aparece como favorito da corrida sucessória no Recife. Se o seu adversário fosse Daniel Coelho, o representante do PSB receberia 56% dos votos, contra 31% do concorrente. Pelo menos 10% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, e 4% estão indecisos. Se Geraldo enfrentasse Humberto Costa, a diferença seria maior ainda, já que 61% dos pesquisados disseram que escolheriam o candidato do PSB. O petista ficaria com 23%, os brancos e nulos somariam 12% e os indecisos seriam 4%.