segunda-feira, maio 20, 2024

Sob gestão Raquel Lyra, Armazém da Criatividade de Caruaru reforça missão como hub de inovação em Pernambuco e ganha novo endereço e entrega 22 leitos de enfermaria de Neurologia Clínica no Hospital Memorial de Pernambuco, em Caruaru

Em sua terceira agenda em Caruaru, no Agreste, neste sábado (18/05), a governadora Raquel Lyra anunciou o novo Armazém da Criatividade localizado na cidade e fez a entrega, junto com a prefeitura municipal, da restauração da Estação Criativa. O Armazém da Criatividade, hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), passará a funcionar no prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, na região central da Capital do Agreste. A mudança de local é impulsionada pelo convênio do Porto Digital com a Finep e conta com a contrapartida do Governo de Pernambuco, além da cessão do imóvel pela prefeitura de Caruaru. Durante a cerimônia, a gestora descerrou as placas do novo prédio da Estação Ferroviária. Atualmente, o Armazém da Criatividade tem sua sede instalada no Polo Caruaru. O equipamento oferece infraestrutura de ponta e oportunidades de qualificação em tecnologia da informação e economia criativa a moradores de Caruaru e de outros municípios do Agreste.

OBRAS - As obras de readequação do espaço começarão em julho e a estimativa é que a mudança de endereço se concretize no primeiro trimestre de 2025. Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o novo espaço faz parte da expansão do parque tecnológico para o interior do Estado. Já o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro avalia que a chegada do Porto Digital ao centro da cidade representa a transformação da região em um distrito de inovação. Há oito anos atuando em Caruaru, o Armazém da Criatividade é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade. Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o equipamento. Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que, juntas, somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano.

- A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesse sábado (18/05), 22 leitos de enfermaria de Neurologia Clínica no Hospital Memorial de Pernambuco (HMP). O investimento faz parte da estratégia de potencializar os serviços de saúde e a assistência à população de forma regionalizada em todo o Estado. A unidade filantrópica passou a ser conveniada à rede estadual de saúde neste ano e também já possui 20 leitos de enfermaria de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) conveniados e abertos no último mês de abril. O HMP, antiga Casa de Saúde Bom Jesus, funciona na rua João Cursino, no bairro Mauricio de Nassau. Ao visitar a unidade, a governadora reforçou a importância de interiorizar os atendimentos de saúde. Os 22 novos leitos de enfermaria clínica na área de Neurologia funcionarão no atendimento de pacientes com sequelas por doenças neurológicas diversas, incluindo o cuidado e o tratamento especializado, como explica o diretor-presidente do Hospital Memorial de Pernambuco, Sidney Ribeiro. 

CONVÊNIO - O Governo do Estado já assinou convênio com a unidade para ofertar atendimento aos servidores estaduais por meio do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassepe). Os servidores ainda contam com atendimento ambulatorial, internamento clínico e cirurgia pelo Iassepe. Fotos: Janaína Pepeu/Secom.