quinta-feira, dezembro 28, 2023

MESTRA DO ARTESANTO VERA BRITO SERÁ HOMENAGEADA DO 2º FESTIVAL VIVA CALÚ EM VICÊNCIA

No próximo dia 30 de Dezembro, Vicência receberá a segunda edição do Festival Viva Calú, evento que se firma no calendário cultural do município. Este ano, o festival homenageará a Mestra do Artesanato Vera Brito, eleita Patrimônio Vivo de Pernambuco neste ano. A programação conta com oficina de artesanato, maracatus, mamulengo, violeiros e ciranda. 

No Mercado Regional de Artes, a partir das 14h do dia 30, tem a Oficina de Artesanato com a Mestra Vera Brito. A oficina para 15 pessoas terá duração de 4 horas e os(as) alunos(as) vão aprender a fazer as belas bonecas em palha de bananeira.

As apresentações culturais acontecerão a partir das 19h, na rua ao lado do Mercado Público. O Maracatu Leão da Floresta de Vicência é o primeiro a se apresentar, mostrando todo o colorido de seus caboclos de lança. Na sequência, o Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata se apresenta sob o comando do Mestre João Paulo, o “Papa” do Maracatu Rural.

O Presépio Mamulengo Invenção Brasileira se apresenta sob a orientação do Mestre Calú. Este é um grupo novo com discípulos do Mestre Calú, que tem repassado seus conhecimentos aos mais jovens.

Os violeiros Cacá e Manoel Sebastião se apresentam na sequência, cantando belos versos. A programação se encerra com a apresentação da Ciranda Linda Flor, da cidade de Nazaré da Mata, onde o Mestre Pedrinho Gabriel vai botar todo mundo pra dançar.

Confira a programação completa do 2º Festival Viva Calú – Homenageada: Mestra Vera Brito

PROGRAMAÇÃO

Mercado Regional de Artes

14h às 18h – Oficina: Bonecas em palha de Bananeira com Mestra Vera Brito 

Rua ao lado do Mercado

19h – Maracatu Leão da Floresta de Vicência

20h – Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata

21h – Presépio Mamulengo Invenção Brasileira (Vicência – Orientado pelo Mestre Calú)

22h – Mestre Cacá da Viola e Mestre Manoel da Viola

23h – Ciranda Linda Flor de Nazaré da Mata

O Festival Viva Calú é uma grande celebração cultural que acontece de forma independente pelo segundo ano consecutivo. Este ano, o evento conta mais uma vez com o apoio da Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco, que apoiará com as apresentações dos maracatus e oficina de artesanato. Já pela Lei Paulo Gustavo municipal, se apresentam os violeiros e o mamulengo. Contamos também com o apoio do Grupo Oliveira Vasconcelos, através do seu líder Neto de Dija. 

A produção cultural do evento é da Associação de Mamulengos Flor de Jasmim, Treze Produtora, Coletivo Sociocultural Vicência Mais e Produtora Áurea.