III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quarta-feira, março 08, 2023

Governadora de Pernambuco realiza segundo encontro com prefeitos da Região Metropolitana do Recife

Dando continuidade à sequência de encontros com os prefeitos dos municípios pernambucanos, a governadora Raquel Lyra reuniu todos os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), na tarde desta terça (7/03), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro ocorreu um mês após a primeira reunião e tratou da Governança Metropolitana. O Governo do Estado apresentou os resultados dos encaminhamentos pactuados na primeira reunião, como o protótipo do painel metropolitano de indicadores e os resultados do grupo de trabalho de Defesa Civil. Na ocasião, também foram abordadas as medidas tomadas pelo Governo do Estado sobre os incidentes com tubarão na costa da RMR. 
"Em sequência aos encontros com os prefeitos da Região Metropolitana, tratamos de temas que dizem respeito ao dia a dia da população. Quero agradecer aos que estão se dedicando para fazer uma construção coletiva para o enfrentamento dos problemas que são comuns a todos e cuja a solução precisa da participação efetiva do Governo do Estado", afirmou Raquel Lyra. Neste último mês, o grupo de trabalho de Defesa Civil realizou reuniões, visitas técnicas e montou um plano de trabalho para combater os riscos ambientais decorrente das chuvas.
Ainda foram pactuados encaminhamentos entre o Governo do Estado e dos municípios com uma agenda para as próximas reuniões que acontecerão ainda no primeiro semestre a fim de manter o trabalho de articulação com os prefeitos pernambucanos. "Tivemos um retorno da reunião que ocorreu em janeiro, em que cada município apresentou suas prioridades e vários outros pontos foram acrescentados pelo Governo do Estado", frisou o prefeito do Recife, João Campos.
TUBARÕES
Durante a reunião com os prefeitos, foi firmado que os municípios litorâneos, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ipojuca, serão integrados ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). A governadora também teve uma reunião remota com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e com o ministro de Pesca e Agricultura, André de Paula, na tarde desta terça (7). Uma nova agenda será realizada próxima quinta-feira (9), para que as pastas também possam integrar o Cemit para fortalecer as ações de caráter imediato. "As Universidades Federal e Estadual de Pernambuco serão membros permanentes do Cemit, assim como convidamos as cidades litorâneas, onde têm incidência com tubarão, para participarem de maneira efetiva, porque as soluções estão nas mãos de todos. É importante dizer que há 40 anos se estuda o tema em Pernambuco e já existe o mapeamento das ações de curtíssimo, curto, médio prazo a serem feitas. De maneira imediata, iremos aditivar um convênio que existe já com o Porto de Suape para fazer a chipagem dos animais e o monitoramento deles, seja por drone, navios ou barcos", ressaltou Raquel Lyra. “Neste momento vamos intensificar a orientação e a fiscalização para conscientizar a nossa população para não usar o trecho de praia que está interditado, proibido para banho”, finalizou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom.
Aurélio Camilo
Gerente Geral de Imprensa
Daniella Brito
Secretária Executiva de Imprensa