terça-feira, março 28, 2023

Governadora Raquel Lyra inaugura 52 leitos no Hospital Barão de Lucena para reforçar a assistência oncológica no Estado

A governadora de Pernambuco Raquel Lyra, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27/03), 52 novos leitos na enfermaria Dr. Manoel Raimundo de Morais Costa Neto, no Hospital Barão de Lucena (HBL), localizado no Recife. A estrutura está voltada aos pacientes de proctologia, cirurgia geral/oncológica, mastologia e oncologia clínica.
“É uma alegria poder iniciar a semana entregando a população de Pernambuco uma nova enfermaria no Hospital Barão de Lucena. A estrutura está servindo de retaguarda para poder fazer um mutirão de cirurgias, através do programa Cuida PE, que será lançado em breve para os pernambucanos. Estamos trabalhando para garantir os serviços de saúde com dignidade para nossa população”, destacou Raquel Lyra.
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o Hospital Barão de Lucena é referência no Estado em muitas áreas, principalmente na de oncologia. “Com essa nova estrutura, vamos liberar mais leitos para retaguarda de cirurgia vascular para os grandes hospitais. É uma readequação e estruturação da rede para atender melhor a população, visando sempre a importância da interiorização para que, de fato, a gente consiga estruturar os serviços da capital”, ressaltou.
O Barão de Lucena é uma Unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon) e presta atendimento aos pacientes oncológicos, sendo de fundamental importância manter esforços na ampliação dos leitos, consultas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos para essa população.
Atualmente, a unidade conta duas emergências (obstétrica e pediátrica), onde são realizados 3 mil atendimentos mensais. No serviço ambulatorial são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, pediatria, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco, com 8 mil consultas por dia. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas uma média de 400 cirurgias e 400 partos. O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 61.700 exames de patologia clínica por mês e 3 mil exames no Setor de Imaginologia.
DR. MANOEL RAIMUNDO – A enfermaria foi denominada de “Dr. Manoel Raimundo de Morais Costa Neto”, e está localizada no primeiro andar do HBL. A escolha do nome foi uma forma de homenagear o Dr. Manoel Raimundo, profissional que teve intensa atuação no Hospital Barão de Lucena, onde chefiou a cirurgia Geral, tendo se aposentado compulsoriamente em 2013. Dr Manoel Raimundo, como era conhecido, formou-se em 1971 para Universidade Federal de Pernambuco e tornou-se um importante cirurgião no Estado, tendo contribuído para a formação de vários cirurgiões sempre no eixo humanístico e técnico.
Fotos: Hesíodo Góes/ Secom
Aurélio Camilo
Gerente Geral de Imprensa
Daniella Brito
Secretária Executiva de Imprensa