quinta-feira, março 30, 2023

Rio Formoso promove semana de prevenção ao uso de álcool, fumo e drogas com alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Rio Formoso, através da Secretaria de Educação, lançou nessa semana a 2ª Edição do Projeto “Bora Viver Cultivando Vidas” com alunos do 5º ao 9º anos da rede municipal de ensino. O Projeto tem como objetivo trabalhar a prevenção ao  uso do álcool, fumo e de outras drogas no contexto escolar, levando informações e práticas saudáveis aos estudantes. Até esta sexta (31/03) está sendo realizado no ginásio poliesportivo municipal o Circuito Acolhendo Sonhos, onde os alunos interagem em diferentes estações:

Estação de Acolhimento - Nessa estação, o comando é de uma arte educadora que recebe os alunos, explicando sobre a dinâmica do Projeto Bora Viver, com informações e apresentando as atividades lúdicas que eles vão participar para fortalecer o socioemocional dos alunos, mantendo-os longe do álcool, fumo e das outras drogas. Os alunos também têm a oportunidade de atuar como protagonistas, através do Concurso do Aluno Monitor sendo responsáveis pela criação de conteúdo e gerenciamento do perfil do Projeto no Instagram: @boraviver_rioformoso.

Estação Batendo a Real -  Nessa estação são disponibilizados tapetes, almofadas, puffs, tabletes e internet para que os jovens possam responder a ESCUTA, através de questionário no google forms e debater sobre as temáticas e possibilidades de ações que interessam a eles. 
Estação Acolhendo as Emoções - Nessa estação, numa ambientação mais aconchegante com almofadas, tem a participação de psicólogas. Os alunos recebem um emociômetro para registrarem suas emoções e também compartilham como estão se sentindo. Caso queiram aprofundar esse momento junto às psicólogas, será visto caso a caso, de maneira a não deixar de ocorrer o acolhimento.


Estação Memórias do Circuito - Nessa estação temos o registro de fotos e a filmagem com depoimentos dos alunos em relação à ação, suas expectativas e suas impressões. Um tapete vermelho, luzes, cortina de fumaça são alguns itens para que eles saibam que são especiais.

Estação Merenda – Os alunos recebem aqui um lanche delicioso. Eles também estão deixando mensagens em um painel de como estão se sentindo nesse Circuito. "Esse está sendo um importante momento de acolhimento com os nossos alunos. Queremos que eles se sintam estimulados e participantes nessa prevenção. Também já realizamos encontros  com os pais e os professores para gerar o envolvimento necessário com toda a comunidade escolar", enfatiza o secretário municipal de Educação, Marcos Coutinho.