terça-feira, janeiro 26, 2016

TJPE suspende reajuste das passagens no Recife e RMR

Do JC Trânsito
Efeitos da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano foram suspensos / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Efeitos da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano foram suspensosFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
O Tribunal de Justiça de Pernambuco acatou a ação judicial da Frente de Luta pelo Transporte Público e suspendeu, na tarde desta terça-feira (26), o reajuste das passagens no Recife e RMR. A decisão é em caráter liminar. 
Na decisão do juiz José Marcelon Luiz e Silva, foram suspensos os efeitos da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que decidiu pelo reajuste da tarifa em 14,32% no último dia 18 de janeiro. O autor da ação foi estudante Márcio José da Silva Moraes, integrante da Frente de Luta e membro do CSTM, onde representa a categoria dos estudantes.
Márcio propôs a anulação da reunião por não ter tido acesso à planilha de custos requerida por ele. O juiz entendeu que realmente houve "vício" no procedimento de agir do CSTM.
Em sua decisão, o José Marcelon Luiz e Silva alega ainda que não houve avaliação das circunstâncias econômicas e políticas relacionadas ao reajuste das tarifas. O magistrado ainda vai proferir uma decisão sobre o mérito da questão, ou seja, se há a viabilidade ou não do aumento da passagem na RMR.
O Estado de Pernambuco ainda pode recorrer da decisão. 
Clique aqui para ler a decisão.