Músicos atuais da Banda 15 de Novembro |
No final de novembro diretores e músicos da Sociedade Musical 15 de Novembro em Vicência(PE), se reuniram em sua sede para se confraternizarem em comemoração aos 112 anos da Banda 15 de Novembro(15/11).
HISTÓRICO DA SOCIEDADE BENEFICENTE 15 DE NOVEMBRO
A Sociedade Beneficente 15 de Novembro é bastante antiga. Foi fundada em 1º de Janeiro de 1903, antes mesmo de Vicência se constituir município, em 11 de Setembro de 1928.
Um grupo de idealistas, entre eles, o comerciante Franco Romeiro, reuniu-se para fundar a Euterpina Vicenciana, que teve como primeiro regente, o Mestre Otaviano, da vizinha Vila da Lapa de Aliança. Destaque também, para Manoel de Oliveira Rego, o primeiro presidente e Quincas de Palmeiras, primeiro orador.
A Euterpina Vicenciana foi reorganizada dois anos depois, em 1905, dotando o nome de Banda 15 de Novembro. Desde então, vem se mantendo a custa de benfeitores e do empenho de vários presidentes, que buscaram superar as dificuldades.
Precisamente, até 1934, muitos professores regeram a Banda 15 de Novembro, com apresentações brilhantes, ecoando pelas ruas da cidade ou aonde quer que fosse.
A partir de 1935, assume a regência, Áureo Cisneiro Luna, o “Mestre Aurinho”, professor e compositor, reconhecido por renomados maestros pernambucanos, realizando apresentações da banda em outras cidades, inclusive fora do estado, participando em São Paulo, do concurso “Salve a Retreta”, promovido pela firma Argos Industrial S/A.
Após sua morte, em 1988, o seu trabalho continuou com o regente Joaquim Ferreira da Silva, um dos seus discípulos, músico abnegado, que tão bem assimilou as lições que desenvolveram seus dotes musicais, estimulando também, membros de sua família a fazerem parte desta grande Escola da Arte.
Hoje a Banda 15 de Novembro faz parte da Sociedade Beneficente 15 de Novembro e o corpo musical é regida pelo Sr. Joaquim Ferreira Filho e tendo como Presidente o Sr. Izaurino Luiz da Silva, que com muito esforço e com ajuda de admiradores vem mantendo a nossa tão querida Banda.