quinta-feira, maio 28, 2015

Câmara aprova emenda para acabar com a reeleição no Executivo

Do NE10Com informações de agências
Sessão plenária da Câmara dos Deputados para análise e discussão da Reforma Política / Foto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Sessão plenária da Câmara dos Deputados para análise e discussão da Reforma PolíticaFoto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (27), em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.
Governistas e oposição apoiaram a proposta. Ao todo, foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção.
Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.
A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.
Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encerrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política, como a proposta de ampliar os mandatos de quatro para cinco anos. A tendência é de aprovação.