domingo, junho 15, 2014

Cidade da Copa, São Lourenço da Mata está alheia ao mundial da Fifa

Por Marília Banholzer
Do NE10

Até as camisas verde e amarela encalharam nas vitrines e araras das lojas de São Lourenço
Fotos: Marília Banholzer/NE10
Turistas de diversas partes do País e do Mundo chegavam para assistir ao jogo entre Japão e Costa do Marfim, na estreia da Arena Pernambuco na Copa do Mundo 2014, na noite deste sábado (14). A movimentação nos arredores do novo estádio, localizado na cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, era grande. Alheios a tudo isso, os moradores do município pareciam não se importar com a realização do evento internacional no "quintal de casa". "Por que eu vou ligar pra Copa? O Brasil nem vai jogar aqui. Eu vou pagar pra ver o time dos outros?", questionou o jovem Edson Raimundo, 28 anos, que mora na localidade desde que nasceu.

População reclama da decoração feita pela prefeitura; poucos enfeites adornam vias principais
A resposta dele reflete o desânimo que as ruas da cidade transmitem. Antes mesmo das 19h o comércio já estava fechado, poucos bares arriscavam colocar uma TV transmitindo as partidas do maior evento do futebol mundial, mas mesmo assim os clientes não chegavam. Taxistas de braços cruzados e reclamando da falta do que fazer no dia em que São Lourenço deveria estar em polvorsa. "Era bom quando o estádio ainda estava sendo construído, tinha muita gente por aqui. Agora voltou a ser como era, só que com o aluguel mais caro, a comida mais cara. Enfim, piorou foi tudo", reclamou o taxista Genival Bezerra, que mora da cidade há mais de 35 anos.

Para o taxista Genival o movimento piorou após o fim das obras da Arena Pernambuco


Bares sofrem com desinteresse da população em assistir aos jogos fora de casa
Além do aumento dos preços, os moradores também reclamam que a própria prefeitura não preparou qualquer atrativo para que as pessoas saíssem de casa para se confraternizar assistindo as partidas da Copa do Mundo. "Na época da Copa das Confederações ainda teve um telão montado perto da Câmara dos Vereadores, agora, nem isso. Até a decoração está uma pobreza. Se você encontrar uma rua enfeitada foram os moradores que organizaram tudo. Isso é uma vergonha. A Cidade da Copa deveria ter se desenvolvido, ter ficado bem estruturada, mas isso não aconteceu", desabafou um dos moradores da região que preferiu não ter seu nome divulgado. Ele ainda completou criticando a falta de sinalização para os turistas e apontou a cidade vizinha, Camaragibe, como maior beneficiada pelo evento: "Lá é que foi construído um novo terminal de ônibus, chegaram os BRT's. Tudo pra lá foi melhor do que pra gente".