quarta-feira, junho 25, 2014

Bancada federal do PTB reafirma apoio à reeleição de Dilma

Deputados federais José Chaves e Jorge Côrte Real, do PTB-PE, defendem coligação com o PT em reunião com a executiva nacional petebista. Liderança do partido também reforça em nota à imprensa que maioria da bancada quer apoio a Dilma

Brasília - Os deputados federais José Chaves e Jorge Côrte Real, do PTB de Pernambuco, defenderam nesta quarta-feira (25), em reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília, a manutenção da coligação com o PT para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e a eleição, em Pernambuco, do pré-candidato ao governo, Armando Monteiro (PTB) e do pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT). No Estado, PTB e PT compõem a coligação Pernambuco Vai Mais Longe, também formada por PDT, PSC, PRB e PTdoB.

Durante a reunião, que contou com a presença de 17 dos 21 deputados federaisdo PTB no País, o líder do partido, deputado Jovair Arantes, ressaltou que há uma forte tendência na bancada de apoio a presidente Dilma com algumas ressalvas como é o caso de Minas Gerais, afirmou.A bancada decidiu que vai aguardar as convenções estaduais para definir qual candidato à presidência da República irá apoiar.(Ver nota da liderança do partido no final do texto)

No encontro em Brasília, Jorge Côrte Real e José Chaves externaram a insatisfação com a forma como foi definida a adesão do partido ao pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e anteciparam que vão votar contra esta decisão na convenção nacional do PTB nesta sexta-feira (27), na Bahia, reafirmando que em Pernambuco darão apoio irrestrito à presidente Dilma.

De acordo com o deputado Jorge Côrte Real, o encontro foi pautado por dois tópicos. “Não aceitamos a forma como foi anunciada a decisão unilateral do presidente nacional do PTB. Por isso, decidimos repudiar tal determinação. Em segundo, defendemos com veemência a manutenção ao apoio da reeleição da presidente Dilma Rousseff”, externou.

Já o deputado José Chaves elencou os estados contrários à direção nacional do partido, e falou sobre os votos de dissidência na convenção nacional do PTB. “Lamentamos a atitude da Executiva Nacional do PTB, que não ouviu a bancada. Os deputados petebistas representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Piauí, além de parte do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, não vão acompanhar a decisão autoritária da Executiva”, reforçou.




Nota da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados

Decisão da bancada do PTB será anunciada após convenções

A bancada do PTB na Câmara vai aguardar as convenções estaduais para definir qual candidato à presidência da República irá apoiar. O prazo para convenções partidárias termina na próxima segunda-feira (30).

Os parlamentares se reuniram nesta quarta-feira (25), em Brasília, para avaliar a indicação da direção nacional do PTB de que a legenda deverá apoiar a candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB).

Durante a reunião, que contou com a presença de 17 dos 21 deputados que integram a bancada, o líder do partido, deputado Jovair Arantes, ressaltou que há uma forte tendência na bancada de apoio a presidente Dilma com algumas ressalvas como é o caso de Minas Gerais, afirmou.