Forró na Chácara - Vicência!

Forró na Chácara - Vicência!
17 de maio - 21 horas!

domingo, outubro 02, 2011

Pré-candidatos devem se abster de realizar propaganda eleitoral antes do período permitido

O ano de 2012 será marcado pela realização de eleições municipais, o que sempre gera grande agitação política e social. Atento a esse fato, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça Kívia Roberta de Souza, expediu recomendação para os municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires. O documento recomenda a todos os possíveis pré-candidatos e eleitores que retirem, no prazo de 48 horas, as propagandas irregulares existentes, bem como se abstenham de realizar qualquer tipo de promoção pessoal ou propaganda eleitoral, antes do período legal.

A recomendação foi expedida após a promotora de Justiça tomar conhecimento de que alguns pré-candidatos ao pleito eleitoral vindouro já deram início à propaganda eleitoral nos municípios já citados, por meio de adesivos e de anúncios na emissora de rádio local, de forma ilegal e irregular. A legislação eleitoral só permite tal prática após o dia 5 de julho de 2012.

São propagandas irregulares, dentre outras, as pichações, pinturas, adesivos, faixas que contenham de forma isolada ou conjunta o nome, apelido ou iniciais da pessoa com o ano de 2012, mensagens ideológicas e o nome da pessoa, expressões de promoção pessoal daquele que, publicamente, já se sabe pré-candidato, ainda que não façam menção ao ano de 2012.

Também foi recomendado, aos servidores do Cartório Eleitoral, que fiscalizem, advirtam e autuem os que incidirem em tais práticas, de tudo cientificando a Promotoria Eleitoral.

A violação da legislação eleitoral acarretará para o responsável pela propaganda e para o beneficiário, comprovado o seu prévio conhecimento, multa no valor de 20 a 50 mil reais ou o equivalente ao custo da propaganda, caso essa seja maior. Tais práticas também podem levar à impugnação de candidaturas.MPPE