quarta-feira, novembro 15, 2023

Homem foi executado a tiros na Quadra da Academia da Cidade, próximo ao COMPAZ no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife

Primeiro, homicídio ao lado do COMPAZ Recife, onde demonstra o nível de violência na capital. Recife é a única capital com a Guarda Municipal desarmada. Nesse episódio, a prefeitura respondeu às críticas dizendo que seria responsabilidade do Governo Estadual. Dessa forma a associação teve de repudiar tal nota:

 NOTA OFICIAL 

Prezados guardas municipais do Recife e cidadãos.

A Associação dos Guardas Civis Municipais de Pernambuco informa que enviou um ofício ao Exmo. Sr. Prefeito do Recife, João Campos, cobrando a utilização efetiva da Guarda Municipal para reforçar a segurança pública no Recife e devidamente aparelhada.

Destacamos a importância da Guarda Municipal não só na proteção de prédios públicos, mas também na segurança da população em geral.

O ofício ressalta a responsabilidade solidária de todos os entes federados na promoção da segurança pública, conforme a Lei do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), e reitera que a segurança é um dever compartilhado por todos, e o município do Recife não pode retirar sua responsabilidade com a segurança pública, imputando tal responsabilidade ao governo do Estado, isso é absolutamente irrazoável, na atual conjuntura de violência firmada no cenário de nossa capital

Aguardamos com expectativa a resposta da Prefeitura e reforçamos nosso compromisso por um Recife mais seguro e acolhedor para todos os cidadãos.

Contamos com o apoio de vocês nesse importante passo para uma cidade mais justa e protegida.

Ajudem a divulgar nossas ações, esta é mais uma etapa do movimento de apoio e valorização das guardas municipais, que a AGCMPE criou para tomar para si essa meta. 

Juntos venceremos.

Etevaldo Genuino - Presidente