Nordestino, pernambucano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (07/11), uma lei com muito simbolismo para o povo brasileiro: a lei que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional. A cerimônia oficial aconteceu no Palácio do Planalto. O projeto de lei é do deputado Zé Neto (PT-BA) e foi relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Nordestina, pernambucana do tipo que não perde um São João em Caruaru, Teresa Leitão participou da cerimônia e comemorou. “A aprovação do forró como manifestação cultural brasileira é o reconhecimento de uma das mais ricas expressões culturais do nordeste, que desta forma se preserva e se fortalece”.
É a segunda vez que o presidente Lula tem oportunidade de render homenagem oficial ao forró. Em 6 de setembro de 2005, então no seu segundo mandato na Presidência da República, Lula sancionou a Lei nº 11.176, estabelecendo o dia 13 de dezembro como Dia Nacional do Forró. A data faz referência ao nascimento do músico, compositor e cantor Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, nascido em 13 de dezembro de 1912 no município sertanejo de Exu, em Pernambuco. Fotos: Ricardo Stuckert