A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 13 e 14 desse mês, no Sesc Ler. Durante todo o evento foram debatidos os eixos referentes ao tema principal "Por uma política efetiva: reativação e implementação do Conselho, Plano e Fundo de Cultura Municipal". Também foram eleitos os delegados que levarão as propostas do município para a Conferência Estadual. "Queremos a partir daqui, elaborar políticas públicas culturais em Goiana com a participação de indivíduos, grupos e entidades para desenvolver e viabilizar projetos que valorizem nossa cultura local, direcionando recursos que impulsionem as expressões artísticas da nossa terra", enfatizou a secretária, Luciana Petribu. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Eduardo Honório, acompanhado de secretários e representantes da cultura na composição da mesa. A abertura contou ainda com uma apresentação do grupo de Caboclinhos Canidé de Goiana, do grupo teatral Heroínas de Tejucupapo e da cantora Luana Tavares. Houve também palestra com Edvaldo Júnior, técnico da Gerência de Terrritorialidade e Equipamentos Culturais. A Conferência Municipal é uma etapa necessária para a participação de Goiana na Conferência Estadual, que será realizada ainda neste ano, no município de Gravatá.
Os participantes do encontro desse sábado (14/10) discutiram seis eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Foram eleitos como delegados que representarão Goiana na Conferência Estadual, pela sociedade civil: Annyrisson Roberto (MC RT), Gedalia Maria (Dadá Quilombola), Profª Hevelyne Figueiredo e Erivaldo Francisco (Peu do Maracatu) com os seguintes suplentes: Rubi Dramatriz, Suelen Carvalho, Prof° Marcos Paulo e Eliel Fernando. Pelo poder público, os integrantes deverão ser nomeados pelo poder executivo. A 3ª Conferência Municipal reforçou ainda a construção do Plano Municipal de Cultura para a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura.