terça-feira, março 14, 2023

Sede do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco é reinaugurada pela governadora Raquel Lyra

Após passar por uma reforma estrutural, a sede da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, na entrada de Brasília Teimosa, foi reinaugurada nesta quinta-feira (9/03) pela governadora Raquel Lyra. O espaço, reconstruído em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, chega para descentralizar e agilizar as ações da companhia na Zona Sul da capital pernambucana. Durante o evento, que contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause, houve o descerramento da placa do prédio.
“O 19º Batalhão terá mais de cem policiais para garantir, com dignidade, o atendimento à população e um local decente de trabalho para os profissionais. A unidade já tem uma trajetória de aproximação com a comunidade e o nosso propósito é garantir que isso seja cada vez mais a realidade na vida da polícia de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra. A secretária de Defesa Social, Delegada Carla Patrícia, registrou que o papel do Estado é tornar a segurança pública cidadã. “Quando a governadora me chamou para esse desafio que é assumir a Defesa Social do nosso Estado ela me deu as missões de cuidar do nosso efetivo e aproximá-lo do cidadão. E este posto policial demonstra essa aproximação”.
Para a reforma da unidade, o Instituto JCPM de Compromisso Social investiu cerca de R$ 600 mil, acrescentando mais de 30% de área construída ao projeto antigo. Para isso, foi necessário demolir o prédio anterior e iniciar a nova estrutura. “Estamos entregando esse equipamento e esperamos que exista a segurança para a comunidade e os visitantes, e que ele sirva também para a integração com a sociedade”, destacou o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
Moradora da comunidade de Brasília Teimosa, a jovem Maria do Carmo fez um pedido para as autoridades presentes. “Espero que a presença do núcleo no bairro seja permanente e torne-se um equipamento ainda mais reconhecido pela comunidade, não por promover uma cultura de repressão, mas com o compromisso na construção da solidariedade e da segurança comunitária”, discursou a jovem. Com a reestruturação, a nova sede da companhia passou a ter aproximadamente 100 metros quadrados. O espaço conta com recepção, dois dormitórios (um feminino e outro masculino), área administrativa, copa e quatro banheiros, sendo um deles exclusivo para pessoas com deficiência. A sede do Batalhão vai beneficiar diretamente as comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Bode. Além disso, atuará no policiamento de todo o bairro de Boa Viagem. O funcionamento será de 24 horas por dia. Estavam presentes no evento os secretários estaduais Coronel Mamede (Casa Militar) e Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além da chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Tiberio, e do gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides. A deputada federal Clarissa Tércio e a deputada estadual Débora Almeida também acompanharam a solenidade.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Aurélio Camilo
Gerente Geral de Imprensa
Daniella Brito
Secretária Executiva de Imprensa