quinta-feira, março 16, 2023

Prefeitura de Goiana apoia a agricultura familiar com projetos inovadores

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, apoia e incentiva a agricultura familiar, através do programa Semeando Agroecologia, desenvolvido em parceria com a AD Goiana, Sebrae, e o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). Cerca de 60 famílias recebem assistência técnica e participam de projetos inovadores, como a implantação de sistemas de aquaponia e bioágua.
O objetivo é melhorar a geração de renda na agricultura familiar, com a implantação de tecnologias sociais, convivência com as mudanças do clima, e acesso ao mercado. “Os agricultores recebem capacitação em produção e comercialização sustentável, têm acesso a tecnologias sociais de produção de alimentos, e recebem assessoria para a produção e a comercialização da agricultura familiar”, diz Aristeu Alves, secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente da Prefeitura de Goiana.
O agricultor Paulo Cristovam da Silva, 63, vive no Assentamento Diamante há 32 anos e atualmente utiliza a aquaponia, uma modalidade de cultivo de alimentos que envolve a aquicultura e a hidroponia em sistemas de recirculação de água e nutrientes. Com esse sistema, o produtor rural consegue criar tilápias, galinhas e hortaliças de forma associada. “É muito bom, é uma ajuda boa para os agricultores. As coisas melhoraram muito depois que estou usando esse sistema”, diz Paulo Cristovam.
Lucineide Bezerra, 58, mora no Assentamento Mussumbu desde 2001 e utiliza um sistema de bioágua familiar que filtra a água usada na casa para reutilização na irrigação da produção da agricultura familiar. “É muito bom. Depois do tratamento, a água vai irrigar nas plantações de graviola, bananeiras e outras frutas. A produção melhorou depois da utilização desse sistema. AS fruteiras produzem mais”, conta Lucineide.
O técnico do Serviço de Tecnologia Alternativa, Aldo Robson, explica que o bioágua dá uma destinação social e ambientalmente correta à água normalmente descartada no solo após o uso nas residências (banho, lavagem de pratos, de roupas, pias). O sistema filtra as águas cinzas domésticas direcionando-a para um quintal produtivo diversificado e agroecológico, permitindo que pequenos agricultores possam ter um cultivo diversificado e permanente. “Além do apoio para a implantação de tecnologias inovadoras, os agricultores também recebem equipamentos como cisternas para armazenamento de água e a aração de terras para o plantio. O governo municipal trabalha para fortalecer a agricultura familiar”, completa Aristeu Alves.