Com informações - Governo de PE - O Governo de Pernambuco irá investir R$ 81,5 milhões em cirurgias eletivas em todo o Estado. O programa OPERA+ foi lançado nesta sexta-feira (15/10), visando ampliar a oferta de cirurgias eletivas atrasadas por conta da pandemia. Este tipo de procedimento ficou suspenso durante boa parte deste ano e de 2020, podendo ser retomado agora graças a liberação do poder público e do avanço da vacinação contra a Covid-19, resultando na consequente queda de casos da doença. Serão feiras cerca de 50 mil cirurgias eletivas até o final de 2022. Neste primeiro momento, serão priorizados aqueles pacientes que tinham algum tipo de procedimento para fazer, mas que precisaram adiar por conta da pandemia. O grande objetivo do programa é diminuir o tempo de espera e evitar complicações secundárias à evolução das doenças. Cada unidade irá operar de acordo com o seu perfil de atendimento e grau de complexidade cirúrgica. As cirurgias serão feitas em serviços próprios do Estado e nas unidades já conveniadas. Contudo, visando aumentar a oferta, também será lançado um edital de credenciamento para a rede conveniada que deseje se juntar a esse esforço.