segunda-feira, dezembro 25, 2017

JORNALISTA DE VICÊNCIA-PE, FAUSTO ANDERSON MUNIZ, ESCREVEU "DISTÂNCIA"

Distância.
* Jornalista Fausto Anderson Muniz.
O que seria distância? É estar longe? Longe de quê, do quê, de onde, de quem? O que faz a distância longe? A gente não percebe, mas muitas vezes estamos longe, perto. O que torna a distância longe é a vida que você põe dentro de seu hoje. O quanto de vida você colocou no seu exato minuto agora?
Será que é meia-vida? Será que é meio-você? O quanto de agora tem você no seu exato minuto de agora? Será que tem mais do ontem e do amanhã? Será que o ontem e o amanhã estão tirando o gosto, o prazer e a beleza do agora? Quanto de você tem dentro de você? Quanto do aqui tem dentro do seu território íntimo?
Longe de casa, nunca estive tão perto. Longe das raízes, elas se tornam ainda mais fortes. O longe é perto quando você dá valor ao seu território. Em poucos meses de intercâmbio, a gente vira, de fato, gente grande. A gente se transforma, se enriquece. A carne muda, mas a essência se mantém. É tudo desafiador. Estamos fora da nossa zona de conforto. E você aprende a lidar com o desconforto. E você vive bem com o desconforto. Até o momento em que você percebe que não consegue mais viver sem ele. O sabor do desafio é o que te norteia, é o que te faz sair de onde está.
Eu disse pra um amigo antes de escrever essas palavras: eu faço texto pra rir, mas esse vai ser pra chorar. Sim, vamos deixar a emoção desvelar nossos sentimentos e nosso espírito. Não é ser duro que nos torna fortes, mas sermos capazes de sentir e lidar com a fraqueza. E de aprender com ela. E de amadurecer com ela. E de ser amigo de nossas fraquezas. A fraqueza te ensina a ser gente e quebra teu nariz empinado. Seja amigo e aprendiz da sua fraqueza.
Aprenda a ser forte!
Aos meus amigos que estão no Brasil, amo demais, demais, demais, demais, demais vocês. Aos novos amigos que estão surgindo nessa estrada cheia de estranhezas, sejam bem-vindos e fiquem por mais tempo. À família: sintam-se abraçados e amados, um por um, e jamais se sintam esquecidos, porque a gente só esquece do que não tem valor.
E o que há de mais valor nesse mundo não são os lugares que você caminha ou as coisas que você ganha. São as pessoas! São as pessoas que você faz rir e com quem você ri. São as pessoas que colorem o seu mundo. A vida é isso: pessoas.
O planeta é pequeno quando existe um laço tão forte encurtando distâncias e a nos tornar, todos, uma família só.
Estou perto(Oscars International - Dublin - Irlanda).
Feliz natal!