sexta-feira, março 28, 2014

Matrícula do Sisutec termina nesta sexta-feira


 / Divulgação

Do JC Online

Divulgação

Os candidatos classificados pela Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) precisam ficar atentos ao último dia de matrícula dessa primeira leva de aprovados, que se encerra nesta sexta (28). Na próxima terça-feira será divulgada uma nova listagem de aprovados, que terão que se matricular entre os dias 2 e 4 de abril. Depois, será divulgada uma terceira classificação. Em Pernambuco, o programa oferece 12.075 vagas de ensino técnico, que serão ministradas por 38 instituições cadastradas no projeto. 
As inscrições no Sisutec ficaram limitadas a candidatos com idades entre 16 e 59 anos e que prestaram Enem em 2013. A seleção está sendo realizada de acordo com o ranking das melhores notas. O programa também destinou 85% das vagas para quem cursou o ensino médio em escola pública ou recebeu bolsa de desconto integral em escola particular. As listas com os nomes dos classificados e os locais de matrícula estão sendo divulgadas no site do programa (www.sisutec.mec.gov.br). As aulas vão começar entre os dias 12 e 14 de abril. No Brasil, o Sisutec está oferecendo 291.338 vagas em cursos técnicos. 
A lista de cursos inclui 29 habilitações para as áreas de comércio, serviços, indústria, agronegócios e saúde. São qualificações para técnico em cervejaria, confeitaria, cozinha, lazer, informática, agente de viagem, enfermagem e muitos outros. Em Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer 380 vagas em quatro escolas (duas no Recife, além de Petrolina e Araripina).