Josué Nogueira - DP
O Ministério Público recuou, mas não desistiu de por “regra” nos ensaios do maracatus de baque solto. Apenas adiou a imposição colocar “ordem” numa tradição que é secular.
Com tanta coisa fora de ordem nesse estado, a brincadeira, cuja tradição é varar a noite segue no alvo. Infelizmente.
De acordo com o que publicou o Diario, a promotora Maria José Mendonça de Holanda, que estava à frente das discussões sobre a restrição aos horários de ensaios de maracatus em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado, afirmou que as festas estão liberadas para este ano.
Mas avisou que, após o carnaval de 2014, o assunto será retomado para que seja assinado um acordo entre os brincantes e as autoridades do município.
O encontro, realizado na Escola de Aplicação da cidade, contou com cerca de 80 pessoas, entre representantes do Ministério Público de Pernambuco, da Polícia Militar, Prefeitura de Nazaré da Mata e integrantes de 22 grupos.
“Dar continuidade até pela manhã é fundamental para as festas de terreiro”, frisa Manezinho Salustiano, vice-presidente da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Entre os artistas presentes, Siba e Maciel Salu.