domingo, abril 29, 2012

ESCORPIÃO - Mais dois casos são notificados na RMR. Uma das vítimas é picada em policlínica


GEISON MACEDO, com informações de ANDERSON BANDEIRA, da Folha de Pernambuco

Vítima foi picada por escorpião na sala de atendimento da Policlínica Professor Arnaldo Marques

Mais dois casos de picada de escorpião foram notificados na Região Metropolitana do Recife (RMR), neste domingo. Nas duas ocorrências, uma no bairro do UR-2 e o outro no Ibura de Baixo, as vítimas deram entrada na Policlínica Professor Arnaldo Marques, também no Ibura. 
Dos dois casos registrados, o que chamou mais atenção foi o da dona-de-casa Marilene Costa Pinto, de 59 anos. A vítima foi picada por um escorpião amarelo na sala de atendimento da Policlínica, durante a madrugada, quando aguardava atendimento médico para sua mãe. Após a picada, Marilene recebeu soro fisiológico, antialérgico e injeção antitetânica. Ela não corre risco de morte.
Na outra ocorrência, no bairro do UR-02,a vítima foi uma adolescente de 17. A garota foi picada por volta das 7h, enquanto dormia. A jovem foi levada pelo irmão também à Policlína Arnaldo Marques, onde deu entrada por volta das oito horas deste domingo e foi liberada cerca de uma hora depois, após receber antitetânica.
Com as duas ocorrências, chegam a três o número de casos de picadas de escorpião notificadas em três dias na RMR. Na última sexta-feira, uma criança de dois anos faleceu vítima do aracnídeo no bairro de Aguazinha, em Olinda.
Dúvidas sobre como se prevenir contra o escorpião podem tiradas no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox). O telefone do órgão é o 0800-722-6001.