quinta-feira, outubro 30, 2014

Celpe explica por que clientes estão recebendo duas contas no mês

Da Editoria de Economia do JC

Para o caso com datas de vencimento no mesmo mês, a empresa disponibiliza o parcelamento da segunda conta / Edmar Melo/JC Imagem

Para o caso com datas de vencimento no mesmo mês, a empresa disponibiliza o parcelamento da segunda conta

Edmar Melo/JC Imagem

Alguns consumidores podem estar recebendo, em um só mês, duas contas distintas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). É que algumas faturas, por diversos motivos, podem ter tido, no passado, o prazo de pagamento dilatado em algum ciclo e agora estão tendo o ciclo de vencimento regularizado, de acordo com a empresa. A Celpe informa que cada caso é um caso e oferece facilidade de parcelamento, caso o cliente não queira ou não possa arcar com a despesa dupla no mesmo período. 
Os motivos que levam à dilatação, segundo a companhia, são variados. Um exemplo é quando a data de pagamento cai num feriado, e aí o sistema automaticamente joga o débito para o mês subsequente. A legislação diz que deve haver um mínimo de cinco dias úteis entre a data de apresentação da conta e o vencimento. A postergação também pode acontecer, informa a Celpe, caso o cliente solicite uma data fixa de pagamento mensal e o sistema verifique que já há uma fatura emitida para o período. 
Uma cliente apresentou à reportagem suas contas de todo o ano de 2014. Todas elas tinham data de vencimento para dois meses à frente. Em outubro, porém, ela recebeu duas contas que tinham vencimento para este mês, sendo uma referente a agosto e outra ao próprio mês de outubro.
A Celpe verificou o caso e constatou que tratava-se de mais um caso de postergação. E explicou: em janeiro de 2010, a conta da consumidora ficou muito acima da sua média de consumo e, então, terminou caindo para verificação. Neste mês é que a regularização do ciclo de vencimento será feita, por isso as duas contas. No mês que vem, segundo a companhia de energia, ela receberá apenas uma conta, como deve acontecer normalmente.
A Celpe reforça que é importante observar que as faturas foram entregues em momentos diferentes e se referem a períodos de consumo distintos, o que pode ser verificado na própria conta de energia. Para o caso com datas de vencimento no mesmo mês, a empresa disponibiliza o parcelamento da segunda conta. Se for de interesse do cliente, a negociação deve ser feita em uma das agências de atendimento da empresa. No www.celpe.com.br, é possível consultar os endereços.