III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

quinta-feira, outubro 31, 2013

Origem e lendas do Halloween

Crianças e bichos de estimação fantasiados, casas e ruas totalmente tomadas por enfeites, a abóbora com velas, gatos pretos e o famoso questionamento por doces ou travessuras. O cenário típico do Halloween, muito comemorado nos Estados Unidos. Mas a data festiva tem origem bem diferente do que simplesmente comer doces ou se fantasiar de algo horripilante.
Entre as muitas história sobre a origem do Halloween, a mais aceita por estudiosos é de que a data tem origem na comemoração da Noite de Todos os Santos, que em inglês é chamada de All Hallows Even. Essa história tem origem celta e, por conta de seu paganismo, foi proibida pela Igreja Católica na Idade Média. Para que as pessoas realmente parassem de celebrar a data, foi decidido que aquele seria o Dia das Bruxas, que à época era seres temidos e, inclusive, queimados em fogueiras públicas.
Com o fim da proibição após a Idade Média, a festa voltou a se popularizar e ganhou os ares atuais no século 18, mais especificamente nos EUA. Desde então ela é comemorada todos os anos em 31 de outubro e, por conta da proibição da Igreja, segue conhecida como Dia das Bruxas. Com o passar do tempo, brincadeiras e muitas lendas foram criadas para esse dia.

Jack Lanterna

Reprodução

Esse é o personagem mais famoso do Halloween e tem em sua origem uma história macabra. Segundo um mito irlandês, um homem chamado de Jack Miserável chamou o Diabo para tomar um drinque e, sovina, não quis pagar, convencendo o ser a se transformar na moeda que seria utilizada no pagamento.
Assim que a transformação aconteceu, Jack prendeu o Diabo em seu bolso e o impediu de voltar à forma original. A condição para que ele liberasse o Demônio à sua forma original era a promessa de que sua alma nunca iria para o inferno. Após sua morte, porém, Jack não foi aceito no céu e, por conta da promessa, também não foi ao inferno e seguiu vagando eternamente pela Terra acompanhado por uma lanterna que o ajuda a se guiar e que, no Halloween, é representada pela abóbora com velas dentro.
Doces ou travessuras?
A brincadeira surgiu na Irlanda, onde crianças vestiam roupas diferentes e iam de casa em casa pedir comida para oferecer à deusa Muck Olla. Nos EUA ela foi adaptada e quem não colaborar poderá ter uma surpresa nada agradável em sua porta.