terça-feira, outubro 22, 2013

3ª Mostra Canavial de Cinema discute patrimônio e memória


Oito municípios da Zona da Mata Norte recebem mostra nacional com exibição de curta-metragens, oficinas, seminários e palestras
No próximo dia 8 de novembro começa a 3ª Mostra Canavial de Cinema, evento cuja proposta é promover a potência transformadora do cinema nas cidades de Goiana, Condado, Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Carpina. A abertura será na cidade de Goiana, no histórico Cine Teatro Polytheama, que receberá uma série de atividades especiais.
Em sua nova edição, a Mostra Canavial apresentará curtas-metragens brasileiros capazes de provocar reflexões a respeito de patrimônio e memória, principal tema do evento este ano. “Vamos abraçar o Polytheama e nos reapropriar desse espaço coletivo, que precisa de atividades contínuas”, diz o diretor da mostra, Caio Dornelas, que durante a Mostra do ano passado fundou o Núcleo de Produção Engenho Digital - NPED, com o objetivo de desenvolver ações de exibição, formação, realização e distribuição na Mata Norte Pernambucana.
A curadoria da 3ª Mostra Canavial de Cinema será do jornalista e crítico de cinema André Dib. A programação completa será divulgada na próxima sexta-feira (25).
Estreia - Um dos curtas a integrar a programação deste ano é “Malunguinho”, novo trabalho de Felipe Peres Calheiros, que estreou recentemente no Festival do Rio 2013 e na Mostra Canavial terá sua primeira exibição no estado. “Não bastasse a Zona da Mata Norte ser um lugar de pulsação intensa da Jurema Sagrada - elemento fundamental ao filme – ‘Malunguinho’ estreará em Pernambuco num festival totalmente sintonizado com a sua proposta de um cinema junto ao povo”, diz Felipe, que já participou anteriormente da mostra com o curta “Acercadacana” e foi curador da mostra de 2012. “A Mostra Canavial tem ousado levar um cinema independente e pouco distribuído a diversos espaços públicos e populares em uma região essencial à concepção identitária de Pernambuco”, diz o diretor.
A 3ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.
Histórico - Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte. Ano passado, implementou um núcleo de produção audiovisual nesta região, marcada em nossa atualidade pelo desenvolvimento econômico como a instalação de empresas de grande porte como a FIAT, investimentos massivos na construção do complexo esportivo para a Copa do Mundo de 2014. Como resposta a esses acontecimentos, a Mostra Canavial se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas e gratuitas, debates e celebrações.
Caio Dornelas - Idealizador e coordenador da Mostra Canavial de Cinema, é produtor e diretor de cinema, militante do movimento cineclubista e representante setorial do audiovisual pernambucano na Mata Norte do Estado. Já ministrou mais de 15 oficinas de Criação de Manutenção de Cineclubes em todas as regiões de Pernambuco, contribuindo para a democratização do acesso ao audiovisual. Desde 2012 coordena o Núcleo de Produção Engenho Digital.
Rose Lima - Graduada em Serviço Social (UFPE), atua na área da produção e gestão cultural. Desde 2008 direciona seus trabalhos para realização de curtas-metragens, cineclubes, festivais e eventos ligados ao audiovisual.  É membro-fundadora e curadora dos cineclubes "Curta no Xinxim" e "Cine Exílio" e desde a primeira edição é coordenadora de produção da "Mostra Canavial de Cinema". 
Serviço:

Mostra Canavial de Cinema

Quando: de 8 de novembro a 01 de dezembro

Onde: Goiana, Condado, Vicência, Tracunhaém, Carpina, Timbaúba, Aliança e Nazaré da Mata


Entrada franca



Informações para a imprensa:

André Dib

Núcleo Base Comunicação

(81) 3031-0352 / 9675-6252