Presidente já prestigiou as inaugurações do Castelão, Mineirão, Fonte Nova e Maracanã (Foto: Antônio Cruz/ABr)















O governador Eduardo Campos (PSB) revelou, na manhã nesta sexta-feira (3), que a presidente Dilma Rousseff (PT) estará em Pernambuco no próximo dia 20 de maio para inauguração oficial da Arena que sediará os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Estado. “A pedido do chefe de gabinete de Dilma o evento que seria realizado dia 14 de maio passará para o dia 20”, relatou o socialista.
De acordo com Eduardo Campos, na última quinta-feira (2), o Palácio do Planalto entrou em contato com o governador solicitando a transferência da inauguração para o dia 20. “Imediatamente pedi para que Renato Thiebau (chefe de gabinete) e Ricardo Leitão (secretário extraordinário da Copa em Pernambuco) tomassem as providências para garantir que a presidente esteja aqui no dia 20”, detalhou o governador.
Ao Blog da Folha Ricardo Leitão, no entanto, não confirmou a informação. “Até o momento estamos aguardando a confirmação de Brasília. A partir daí entraremos em contato com a Fifa e com o Comitê Organizador Local (COL) solicitando o encaixe da data”, explicou o secretário extraordinário da Copa.
Pelo cronograma estabelecido até então, a inauguração da Arena Pernambuco, com a presença da presidente, estava prevista para o dia 14 de maio. Na ocasião, um jogo comemorativo entre os operários que trabalharam nas obras marcaria a abertura oficial do novo estádio pernambucano.
O questionamento que se faz é se toda a festividade programada para 14 de maio passará para o dia 20 ou evento com a presidente Dilma seria apenas político. “Se vai ser possível ajustar o programa de inauguração com a agenda da presidente a gente ainda não sabe”, admitiu Leitão, que não soube informar se o amistoso do Náutico, previsto para o dia 22, com um adversário ainda não definido também sofreria alteração.
A mudança anunciada pelo governador acabou beneficiando os operários da Arena Pernambuco, que vinham trabalhando diuturnamente para concluir os últimos detalhes antes da inauguração. Com essa alteração eles ganharam mais seis dias de trabalho.
INAUGURAÇÕES
Até o momento, a presidente Dilma prestigiou as inaugurações dos estádios de Fortaleza (Castelão), Belo Horizonte (Mineirão), Salvador (Fonte Nova) e Rio de Janeiro (Maracanã).

Com informações de Jumariana Oliveira, da Folha de Pernambuco