sábado, março 24, 2012

Jarbas: "O projeto de Eduardo é nacional"

AMANDA SEABRA, da Folha de Pernambuco

 
Senador acredita que o socialista só concorrerá ao Planalto na eleição de 2018
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) declarou, nesta sexta-feira (23), acreditar que o governador e seu adversário político, Eduardo Campos (PSB), tem "projetos nacionais" para 2018 e até aconselhou o socialista a se distanciar um pouco do PT para conseguir se consolidar, especialmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Na avaliação do peemedebista, que faz parte da facção do partido que se opõe a presidente Dilma Rousseff, Eduardo não tentaria, já em 2014, a eleição presidencial devido aos compromissos que tem com o PT e com o ex-presidente Lula.
"O projeto de Eduardo é nacional. Não sei se para 2014, porque seria complicado para ele, mas pode ser para 2018. Ele tem uma boa avaliação e eu vou dizer aqui uma coisa, ele só cresce e só se sedimenta a nível nacional, inclusive no estado de São Paulo, quando sinalizar a diferença dele para o PT. Junto com Lula é outra coisa. Ele tem uma relação com o Lula que ele deve preservar. Agora, para galvanizar eleitorado do Sul e se consolidar no Nordeste ele tem que sinalizar que as práticas dele são práticas diferentes das do PT. Porque Lula tem uma boa avaliação, mas o PT não tem essa avaliação", avisou em entrevista ao programa Poder e Política, do site Uol e da Folha de São Paulo.
Apesar de achar que Campos é um nome forte para a disputa nacional, Jarbas evitou fazer elogios à gestão do adversário no Governo do Estado. "Eu passei para ele um estado que encontrei de cabeça para baixo, arrasado, devendo a Deus e ao mundo, e consegui recuperar esse estado, botei o Estado de pé e assim passei o Estado para ele. Conseguimos deixar acertados os investimentos, como a Refinaria Abreu e Lima e outros grandes investimentos, como estaleiro essa coisa toda. Ele está fazendo um governo de sequência", atacou.
Sobre a presidente Dilma, o senador insinuou que o Governo está parado e que as reformas e "faxinas" esperadas não aconteceram até agora. Segundo ele, no início Dilma fez parecer que não iria tolerar corrupção, mas não foi o que aconteceu. "No início do mandato, ela tomou aquelas providências com relação ao Ministério dos Transportes, foi dura. O que eu imaginei era que ela ia dar continuidade, mas ela não fez faxina coisa nenhuma". Jarbas chegou a dizer que Dilma governa de "cara feia". "Lula tem malícia, tem carisma. Lula tinha paciência, que ela não tem, ela é uma pessoa arrogante, muito arrogante. Lula até engolia sapo e depois até vomitava esses sapos, mas engolia às vezes, publicamente. Ela não. Ela não tem jogo de cintura. Ela quer ganhar no grito, ela quer ganhar com cara feia".
Recife
Com relação a eleição municipal no Recife, Jarbas não quis polemizar. Ele reafirmou que não será candidato e explicou que, este ano, a estratégia da oposição será sair com duas candidaturas. "Não sou candidato. Nós temos lá um campo de oposição. O PSDB já definiu um candidato. E há um outro campo do PPS, DEM e PMDB que está tentando definir o candidato, entre os nomes de Raul Jungmann (PPS), Raul Henry (PMDB), e Mendonça Filho (DEM). Não tenho preferência entre esses, vou apoiar quem for o candidato. E a gente espera até meados de abril resolver isso. Mas vamos ter dois candidatos. É uma estratégia, inclusive", detalhou.