segunda-feira, maio 06, 2024

Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, desenvolveu um projeto pedagógico intitulado Cine Conhecimento que visa promover o conhecimento da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas instituições de ensino de sua rede

O mês de abril é marcado em todo o Brasil com um mês de luta dos povos originários pelo reconhecimento de sua pluralidade e de seus modos de vida, crenças, usos e costumes, além de respeito à sua herança cultural e às formas de organização própria, para a garantia dos seus direitos, principalmente ao território e à preservação de sua ancestralidade.
Embasada por essas discussões, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, desenvolveu um projeto pedagógico intitulado Cine Conhecimento. O projeto visa promover o conhecimento da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas instituições de ensino de sua rede.
E na tarde da última quinta-feira (02/05), os mais de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro participaram de mais um encontro. O auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) foi palco de uma palestra com uma representante do povo indígena Xukuru do Ororubá, de Pesqueira-PE.
A presença da palestrante e educadora indígena Silvinha Xukuru, liderança do Coletivo de Mulheres Indígenas Xukuru, marca a culminância do projeto deste mês. O encontro ainda contou com a exibição do documentário sobre o povo indígena Xukuru do Ororubá.

As escolas municipais participantes da palestra foram: Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino, Salomão Ginsburg, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Manoel Marques da Silva, Aluísio de Aquino e João Heráclio Duarte. Foto - Erivaldo Carvalho e Luís Corrêa / Prefeitura de Limoeiro