O projeto, pioneiro na região, destaca-se por sua abordagem sustentável e ambientalmente consciente. Inspirado nas reservas ambientais, a Reserva da Prainha visa preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade através da utilização de materiais ecológicos, como tijolos e telhas ecológicas, sistema de tratamento de esgoto e reuso de água, telhados verdes, energia solar e pisos drenantes, além da implantação de espécies arbóreas nativas.
A iniciativa conta com um investimento de R$1.664.646,38, recursos próprios da prefeitura, e está sendo executada pela empresa AVIGA ENGENHARIA LTDA EPP, vencedora do processo licitatório. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente em parceria com a equipe de arquitetura da Educação e será acompanhado e fiscalizado pela Secretaria de Urbanismo, Obras e Patrimônio.
A área destinada ao projeto no município de Goiana é de 2.011 m² e será parte dos espaços públicos do município. A proposta é transformar a região costeira, já frequentada por moradores locais, mas que precisa de infraestrutura. O projeto inclui a construção de dois quiosques gastronômicos e um quiosque com quatro pontos comerciais, áreas de convivência, jardins, playground e um píer frente-mar. Além disso, a Reserva contará com banheiros, estacionamento, deck para contemplação, pavimentação, arboreto nativo e preservará o espaço existente utilizado como passagem para jangadas, motos aquáticas e pequenas embarcações. A previsão de término da construção é junho de 2024, com a possibilidade de uma extensão de até 5 meses.
A importância do projeto vai além da estética, uma vez que Goiana é reconhecida por suas belas paisagens e recursos naturais. As praias, que são cartões postais do município, recebem anualmente um número considerável de visitantes para várias finalidades. "O projeto da Reserva da Prainha surge como uma ação integrada e participativa, buscando disciplinar o uso e ocupação da Orla Marítima, visando aprimorar a qualidade de vida da população local e preservar os ecossistemas costeiros", comentou o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Aristeu Alves.
"Com a Reserva da Prainha, Goiana vislumbra não apenas uma transformação física na região, mas também um crescimento turístico, consolidando-se como destino atrativo e sustentável", declarou a secretária de Urbanismo, Obras e Patrimônio de Goiana, Isabela Soares.