A senadora lembrou ainda que o 15 de outubro é comemorado no Brasil desde 1963, no governo do presidente João Goulart. “Nessas datas, celebramos conquistas, enaltecemos educadores e educadoras e obviamente reforçamos a necessidade da luta permanente e continuada pela valorização de todos os profissionais da educação, tendo como grande expressão a nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, além de tantas outras entidades do campo educacional”, destacou Teresa Leitão.
Outros assuntos discutidos foram a necessidade de uma remuneração digna de todos os profissionais da educação, piso salarial, plano de carreira, concursos públicos, formação inicial e continuada, melhores condições de trabalho, maior autonomia pedagógica e uma maior participação da categoria nos processos decisórios.
Entre os debatedores, a audiência contou com representantes de diversas entidades ligadas à educação, como a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) e UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo). Foto: Agência Senado