sábado, agosto 05, 2023

Lançado em 2021, Programa Sopa Família segue alimentando milhares de pessoas em Paudalho

Por Giovanna Lira - A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), disponibiliza para a população, desde 2021, o Programa de Alimentação Sopa Família, que tem como objetivo assegurar o direito à alimentação para os paudalhenses em situação de insegurança alimentar e nutricional. Atualmente, o serviço está presente em 22 comunidades do município, atendendo desde o Centro até a Zona Rural.  O serviço oferece quatro sabores fixados de sopa: carne, feijão preto, feijão mulato e canja de galinha, preparados por uma equipe capacitada e com acompanhamento de nutricionistas. “Muitas pessoas não têm acesso a carne, verduras adequadas, ou na quantidade adequada, então nosso objetivo é combater ao máximo esses problemas sociais. A sopa é elaborada através do nutricionista em acordo com os cozinheiros. Então eu mantenho a segurança dos alimentos desde a entrada das mercadorias, até o processo final da sopa, que é a entrega.”, comentou Thiago José, nutricionista do Programa.

Com sede na Rua Doutor Antônio Montenegro, nº 59, no Centro da cidade, o Programa realiza a distribuição de segunda a sexta-feira nos pontos específicos de cada comunidade. Uma vez atendidos pela iniciativa, os responsáveis familiares devem participar de palestras, orientações e oficinas oferecidas pela SEDAS, com objetivo de desenvolver a autonomia familiar.

Como funciona

Para participar do projeto é necessário o usuário passar por um atendimento social, para ser identificado se o mesmo tem perfil para inclusão no programa. As famílias ainda devem estar dentre as pertencentes ao Cadastro Único (CadÚnico), que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, que estejam em situação de extrema pobreza e ainda, que na sua composição familiar tenham pessoas dentro do público-alvo, sendo esse: crianças a partir de 6 meses de idade; pessoas de até 18 anos de idade; gestantes; nutrizes (aquela cuja função é amamentar); e idosos de 60 à 65 anos que não possuem nenhuma renda.