III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

terça-feira, junho 27, 2017

O SANFONEIRO BIU MATA É O HOMENAGEADO DO SÃO JOÃO DE VICÊNCIA-PE

Biu Mata e o sanfoneiro
Mahatma
A valorização cultural e resgate as tradições são mantidas em Vicência-PE.  A Prefeitura de Vicência através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, presta homenagem no São João ao sanfoneiro Biu Mata. Bastante conhecido na região, o sanfoneiro animou muitas festas juninas nos anos 80, 90 e início dos anos 2000. Apaixonado pelo forró e exemplo de dedicação para outros tocadores.
* Nome - Severino Luiz de França, conhecido por Biu Mata.
Filiação - José Luis de França e Maria Jovina de França.
Naturalidade - Aliança-PE.
Nasceu em 1935.
Biu Mata, chegou para morar em Vicência em 1961. Casou-se com Maria de Lourdes Vitor, tem três filhos. Aos 15 anos começou a tocar rialecho, depois pediu ao pai um Oito baixo. Em 1961, passou a tocar sanfona, aprendendo sozinho. Luiz Gonzaga foi sua fonte de inspiração como qualquer bom sanfoneiro e iniciou tocando Asa Branca. Daí por diante foram muitas as apresentações.  As festas juninas tinham repercussão devido a presença do sanfoneiro Biu Mata. Em 2008, deu uma parada nas tocatas, mas deixou seu seguidor para a valorização dessa cultura. 
Sanfoneiro Nenem, do Forró Chinelo Dela
Luiz de França Silva conhecido por Nenen filho de Biu Mata, aprendeu direitinho as lições e tornou um grande músico com participações em diversas bandas. " É de pai pra filho", citava Luiz Gonzaga.