Do G1 PE
Após realizarem uma passeata pelas ruas do centro Recife na manhã desta terça-feira (2),uma comissão de Policiais Civis foi recebida no início da tarde pelo secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, e desconsiderou a possibilidade de paralisar as atividades. Durante o encontro, o governo e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) agendaram uma nova reunião para o dia 16 de agosto. De acordo com o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, o encontro desta terça-feira teve o objetivo de reabrir as negociações com o governo de Pernambuco. “Bloqueamos uma possível greve e agendamos uma nova reunião para traçar o Plano de Cargos e Carreira em conjunto com o estado”, alegou.
Entre as reivindicações dos policiais civis estão a diminuição do final da carreira de 30 para 18 anos e uma vantagem de 7% nos salários em relação aos cargos inferiores. A categoria ainda pede isonomia salarial dos papiloscopistas em relação aos peritos criminais.
Por meio de nota, a Secretaria de Administração (SAD) confirmou a nova reunião com os policiais civis e informou que Pernambuco está, atualmente, acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que impossibilita a concessão de reajustes ou de adequar remunerações. No texto, a SAD ainda informa que o Governo tem se esforçado para manter o pagamento do funcionalismo em dia.
Protesto
Os manifestantes saíram da sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no bairro de Santo Amaro, por volta das 10h30 desta terça (2) e seguiram em passeata por avenidas como a Cruz Cabugá e a Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. O trânsito ficou lento na região durante o ato.