O incentivo a educação e a parceria com outras instituições são constantes em Vicência. O professor e coordenador José de Melo, tem um papel importante da atual da Cultura Italiana em Vicência. Com a demanda do Curso de Italiano no município iniciado 1999, na gestão da então prefeita Drª Eva, foi necessário a criação do Centro de Línguas Modernas no Clube Municipal, sendo uma extensão da Secretaria Municipal de Educação. Nesse ano, a Cultura Italiana foi presença garantida através de convênio firmado entre a Prefeitura de Vicência e a Cultura Dante Alighiere-Comitato de Recife.
Inicialmente aulas Ceru Dr Joaquim Correia (atualmente EREM) e Escola Municipal Juvenato Padre Guedes, Escola Municipal Luiz Maranhão e Secretaria Municipal de Educação. Em 2004, a consolidação no Clube Municipal. Os Cursos de Italianos Infantil, Adolescente e Adulto, com atividades linguísticas e comunicativas da própria Cultura Italiana Dante Alighiere-Recife, em quatro níveis LI/LII administrados in loco e, atualmente LIII/LIV, com redimensionamento na sede da Cultura Italiana em Recife. Na gestão do então prefeito Zezinho Tinin, a Lei Municipal nº 1.497 de 15 de dezembro de 2006, incluiu a Língua Italiana na rede oficial do município. Nesse período o crescimento de alunos e professores formados fortaleceram a iniciativa. Vistes ilustres conheceram o funcionamento das atividades: Cônsul Cristiano Musillo (2001/2003), Cônsul Massimiliano Lagi (2005/2009), Vice-cônsul, Enza Bosetti (2001/2009) e o Cônsul Francesco Piccione (2009). Outras autoridades conheceram o trabalho e recentemente a visita da Cônsul Drª Maria Salamandra e comitiva. Atividades do centro d e Línguas Modernas de Vicência;
- Cursos de Italiano, regular (adulto) e especial (juvenil e infantil),
- Cursos de Português, Inglês e Espanhol (adulto e jovem),
-Eventos e excursões culturais,
- Uso da internet, videoteca, Biblioteca Dante Alighieri e o sinal de TV Internacional
A sala Divina Comédia presta homenagem ao artista vicenciano Josuel Maia. A Divina Comédia propõe que a Terra está no meio de uma sucessão de círculos concêntricos que formam a Esfera armilar e o meridiano onde é Jerusalém hoje seria o lugar atingido por Lúcifer ao cair das esferas mais superiores e que fez da Terra Santa o Portal do Inferno. Portanto o Inferno, responderia pela depressão do Mar Morto, onde todas as águas convergem, e o Paraíso e o Purgatório seriam os segmentos dos círculos concêntricos que juntos respondem pela nomecânica celeste e os cenários comentados por Dante, num poema envolvendo todos os personagens bíblicos do Antigo ao Novo Testamento, que são costumeiramente encontrados nas entranhas do Inferno. Com informações: Wikipédia - A enciclopédia livre.