sábado, janeiro 09, 2021

FESTA DE REIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRIGUEIROS EM VICÊNCIA-PE: A MEMÓRIA NÃO NOS DEIXARÁ ESQUECER


Por: Romero Antonio de Almeida Silva - Comunidade Quilombola - Povoado Trigueiros - Vicência-PE

As celebrações de Santos Reis nascem nas expressões do catolicismo popular em Trigueiros. O curioso é que Santos Reis não tem imagem dentro da capela da Comunidade. Isso se explica por essa festividade ser oriunda das manifestações da cultura popular, não aceito pelo catolicismo tradicional. Sendo uma forma de expressar a liberdade do povo trigueirense. Contrapondo-se ao velho poder do senhor de engenho e da Igreja no passado. 

Infelizmente, a pandemia obrigou a nos distanciarmos uns dos outros, a partir de março de 2020. Com isso, é o primeiro ano em décadas que não teremos o encontro no segundo sábado do mês de janeiro.

Mas ela (pandemia) não vai fazer esquecer o principal encontro do nosso povo (na Festa de Reis), dos que em Trigueiros estão, dos que foram morar distante ou os que vem prestigiá-la. Essa data em nossas memórias simboliza e materializa o reencontro. Não só físico, mas das memórias do passado dos que nasceram, viveram e vivem em Trigueiros. 


Essas lembranças das festas de Reis sem energia elétrica, passando pelos parques de Biu João Joca, das apresentações do cavalo marinho, do mamulengo (conhecido em Trigueiros por babau) e da ciranda do saudoso Zé Galdino. Todas essas presenças eram esperadas desde as crianças aos mais velhos. Em 2021 as luzes que iluminavam e enfeitam nossa Comunidade não se acenderão. Mas o encantamento da saudade permanecerá viva em nossas almas. Neste sábado (09/01/2020), aconteceria a programação festiva, mas devido a pandemia da Covid 19, foi suspensa.